Gestão organizacional administrativa na primeira igreja batista de jaciara/mt.

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
GESTÃO ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE JACIARA/MT.

Artigo a ser apresentado na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço – EDUVALE, no curso de Administração Geral.

Orientação: 2ª fase: Profª. Íride




JACIARA-MT
2012

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

GESTÃO ORGANIZACIONAL ADMINISTRATIVA NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DEJACIARA/MT.

MARTINS, Manoel de Jesus

RESUMO: Este artigo tem como objetivo abordar a Administração Eclesiástica tendo como parâmetro a gestão organizacional administrativa da Primeira Igreja Batista de Jaciara/MT. Sabedores que somos que a Gestão está presente em todas as áreas desenvolvidas pelo ser humano, é do interesse da administração geral compreender como ocorre o processoadministrativo dentro de uma associação religiosa restrita e tomar conhecimento das possíveis dificuldades que ocorreram durante o período iniciático e de consolidação da comunidade como instituição associativa.mostrando para os administradores a importância da organicidade nas empresas e/ou instituições semelhantes, bem como a metodologia usada. A Gestão Eclesiástica deve levar em conta os benefícios daGestão Pessoal tanto para a Instituição quanto para o trabalhador voluntário ou agregado de outras formas. Levar em consideração a concepção dos membros sobre suas condições de trabalho e que para transformá-la positivamente, é preciso agir na conscientização de como realizar determinadas tarefas de maneira a incentivar a produtividade produzindo o maximo de si mesmo em cumprimento à suaideologia.

INTRODUÇÃO
A religião pode ser estudada de diversos ângulos e a partir de diferentes ramos de conhecimento, que depois podem se complementar, tais como teologia, sociologia, antropologia, economia e outros. Uma das possibilidades de estudo, explorada neste artigo, é perscrutar a religião sob uma visão social e organizacional, vislumbrando os aspectos da gestão administrativa e, portanto,distintos dos aspectos relacionados com a fé.
Do ponto de vista administrativo, essas organizações necessitam de boa gestão tanto qualquer outra. Somam-se o crescimento patrimonial e a necessidade de administração dos recursos ao cenário atual, ficando claro a necessidade de controle em todos os aspectos de gestão.
Este artigo tem como objetivo principal contextualizar como aconteceu a estruturaorganizacional administrativa, as relações de poder e as praticas de liderança na gestão de recursos humanos da Primeira Igreja Batista em Jaciara/MT. Percebe – se que existem lacunas históricas a respeito do trabalho religioso desenvolvido pela Igreja devido a escassez de fontes primárias. Em sendo assim busca-se compreender com fontes documental como se deu a organização e sua administração.
Amemória religiosa se confunde em alguns pontos com o trabalho desenvolvido pela missionária Ann Louise Wollerman, ou Ana Wolerman, como ficou conhecida a religiosa cujo trabalho desenvolvido em solo jaciarense apresenta experiências com o sagrado que marcam divisores de fases e temporalidades e que influenciaram decisivamente na postura ministerial adotada pela comunidade batista local reunindoassim aspectos da sua gênese e também do seu desenvolvimento.
Percebe-se que a “Nova História” passou a ter outra ênfase contextual. Com o auxilio da nova História acreditamos que alguns registros são importantes para serem estudados para compreendermos um pouco sobre como funcionava a forma de administração e da organização, bem como as relações de poder e de recursos humanos diante destas lacunascriadas em torno da gestão eclesiástica batista jaciarense¹..
O tema deste artigo está diretamente relacionado ao âmbito da administração desta organização religiosa, daí o termo “Administração Eclesiástica”, sendo perseguida de forma sintetizada as seguintes linhas de raciocínio: A conceituação da gestão eclesiástica (dentro da forma de governo adotada), a Identificação das perspectivas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MUSICALIZAÇÃO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL NA MUSICALIZAÇÃO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL NA CONGREGAÇÃO DA PRIMEIRA...
  • Igreja batista no brasil
  • igreja Batista nova vida
  • A igreja batista e o sábado
  • Estatuto Igreja Batista
  • Monografia origem igrejas batistas
  • Modelo De Ata De Uma Igreja Batista
  • HISTORIA DA IGREJA BATISTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!