Gestão Interna e Externa em uma Empresa

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Análise do ambiente externo:

A análise do ambiente externo permite a uma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso.
Uma vez identificadas as forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados.
Aanálise de cenários externos é uma tarefa tão importante que deve ser rotineira, ou seja, deve estar incorporada ao dia-a-dia das empresas que pretendem administrar estrategicamente o seu negócio.
As forças ambientais tornam-se incontroláveis quando elas não são previstas com certa antecedência. Portanto, é preciso conviver com as turbulências, sabendo neutralizar seu impacto.
Uma empresa nãodeve se opor ao impacto de uma força contrária; em vez disso deve procurar absorver com a maior naturalidade possível. Isto significa em termos empresariais transformar problemas em oportunidades de negócio.
Uma empresa atenta poderá prever eventos e antecipar-se a eles, aproveitando-os estrategicamente.
Oportunidades : É tudo aquilo que influencia positivamente a empresa, mas que você não temcontrole sobre a atuação.
Para determinar as oportunidades de sua empresa será necessário uma pesquisa minuciosa sobre o que está acontecendo no âmbito político, econômico, social, demográfico e etc e tentar correlacionar o ambiente externo com o da sua empresa.
As oportunidades podem ser do tipo:

a) Naturais: as oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.
b) De evolução:as oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem definida e concreta.
c) Sinérgicas: as oportunidades sinérgicas proporcionam situações complementares e adcionais para a empresa. Normalmente, provocam modificações na estrutura organizacional e exigem novo setor deconhecimento.
d) De inovação: as oportunidades de inovação normalmente modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa; requerem grande esforço, recursos de primeira classe e dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.

AMEAÇAS: Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas ao ambiente da empresa que influenciam negativamente o negócio. Uma ameaça devesempre ser tratada com muita cautela, pois pode prejudicar a empresa não somente em sua estratégia, mas diretamente em seu resultado. Um exemplo simples de se entender é a flutuação cambial que no Brasil já sofreu bruscas alterações e colocou em risco vários negócios.
Para se determinar uma ameaça deve-se analisar, assim como na oportunidade, o ambiente político, econômico, social, demográfico e etc etentar fazer uma análise futura de como aquele fator poderá prejudicar o seu negócio. Assim será possível realizar ações preventivas que minimizem o impacto da ameaça na empresa.
As ameaças classificam-se em:

a) Naturais: são as incorporadas à natureza da empresa.
b) Aceitáveis: são as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável.
c)Inaceitáveis: são as que a companhia não se permite aceitar devido a sua incapacidade em explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existir.

Uma forma de se realizar uma análise de riscos e oportunidades é simplesmente classificar os fatores ambientais examinados em termos de níveis ambientais, riscos e oportunidades potenciais. Então, a administração deve resumir as implicações para a futuradiretriz organizacional que surgir.

Análise do ambiente interno:

A análise interna visa identificar os principais pontos fortes e fracos da empresa para nortear o processo de planejamento, pois é a partir dessa análise que se saberá quais os recursos com que se pode contar e também quais são o pontos vulneráveis no momento de se estabelecerem as estratégias da empresa.
Primeiramente, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇÃO EXTERNA E INTERNA DE UMA EMPRESA
  • Comunicação interna e externa da empresa Natura
  • COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA DA EMPRESA NATURA
  • A eficácia na comunicação interna e externa da empresa
  • Auditoria interna na gestão de empresas
  • A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA PARA GESTÃO DA EMPRESA
  • COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA, COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
  • MATRIZ SWOT: O PENSAMENTO ESTRATÉGICO APARTIR DA ANÁLISE INTERNA E EXTERNA DA EMPRESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!