Gestão Hospitalar

Páginas: 13 (3010 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Campo Grande - MS
2013
Relatório final
Introdução a Comportamento Organizacional
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Campo Grande- MS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este desafio de atividade teve como tema o Comportamento Organizacional focando de forma sucinta os processos de liderança, motivação, comunicação, grupos e estruturas organizacionais.
Trata-se de um relatório elaborado a partir de etapas da ATPS abordando conceitos e especificações de Comportamento Organizacional, assim podemos compreender as minúcias dasorganizações.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com a sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isso quer dizer, resolver as partes, para que tudo funcione.
Ainda dentro dessa organização a mudança esta presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.
CAPÍTULO1
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa, ele consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no meio ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade,promover a cidadania organizacional. As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano.
1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS
FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856 – 1915)
Taylor foi o fundador da moderna administração de empresas. Como engenheiro-chefe das fabricas de aço Midway na Filadélfia, após estudar os conceitos de temporalidade emovimento na produção, introduziu, em 1881, um método para aumentar a produtividade, baseado na racionalização da produção em serie, que revolucionou a organização da empresa: o processo de produção passava a ser subdividido em pequenos segmentos, que eliminavam todo tipo de movimentos supérfluos, poupando assim tempo e acelerando o ritmo. Para isso, passou a ocupar-se dos critérios da seleção depessoal e da sua formação, desenvolvendo um sistema de salários orientado de modo a concretizar o seu objetivo. Autodidata, conseguiu diplomar-se como engenheiro e, em 1890, tornou-se Diretor da Manufacturing Investment Company. Trabalhou mais tarde para algumas fabricas de aço, que utilizaram o seu sistema de racionalização da produção. Participou, a partir de 1900, no desenvolvimento de novastécnicas para a produção de aço. Em 1906, foi eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos.
No primeiro período de sua obra, Taylor dedicou-se a racionalização do trabalho operário através do Estudo dos Tempos e Movimentos, sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Concluiu que a remuneração deveria estar ligada à produtividade, pagando melhor quemmais fizesse.
O segundo período caracterizou-se pela definição dos princípios de administração que poderiam ser aplicados a todas as situações da empresa. Taylor considerava o empregado vadio, negligente irresponsável; entre outras coisas, defendia a racionalização do trabalho operário e, em função disto, a reestruturação geral da empresa.
Dito de outra forma: no segundo período houve aaplicação da racionalização do trabalho com a finalidade de evitar os problemas administrativos da época:
Vadiagem ocasionada por: medo de perder o emprego, pagamento por tarefa e métodos ineficientes;
Desconhecimento pela gerencia dos tempos de produção;
Diversidade de técnicas de trabalho- falta de método uniforme.
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO
Os principais aspectos da Organização Racional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão hospitalar
  • Gestão hospitalar
  • Gestao hospitalar
  • Gestão Hospitalar
  • Gestao hospitalar
  • gestao hospitalar
  • gestao hospitalar
  • Gestão Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!