Gestão hospitalar

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 2 de junho de 2012
O professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Bernard Francois Couttolenc apresentou, na quarta-feira, 29 de outubro, os principais resultados consolidados no livro‘Desempenho Hospitalar no Brasil: em busca da excelência’ no Centro de Estudos da ENSP – de mesmo nome. Em nove capítulos, o livro retrata a situação da rede hospitalar no país, seja ela pública ou privada, etraz algumas recomendações para melhorar essa gestão.
Ao iniciar sua exposição, Bernard Couttolenc revelou que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca teve papel importante no livro, uma vezque dois pesquisadores da ENSP participaram do grupo responsável pela pesquisa – Nilson do Rosário Costa e José Mendes Ribeiro -, e que teve como coordenador principal Jerry La Forgia. O expositorrevelou que o contexto do livro foi decidido devido a chamada ‘saúde em crise’ brasileira, uma vez que os indicadores de saúde no país apresentam apenas níveis razoáveis. “O livro tem, entre outrosobjetivos, contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia nacional de melhoria da qualidade e eficiência hospitalar”, citou. O pesquisador explicou ainda que os hospitais brasileiros têm 2/3 de seusinvestimentos alocados nos serviços e isso é o principal gerador de impacto na rede, além do fato de que nos últimos anos houve um fortalecimento da atenção básica no país, deixando de lado ofinanciamento hospitalar.
Segundo dados levantados pelo estudo, o gasto total em saúde no Brasil, no ano de 2006, foi de 198 bilhões de reais, sendo que o gasto hospitalar representou a maior parte,aproximadamente 67% desse valor. “Um dado interessante é que o gasto hospitalar no SUS é maior do que no setor privado e fomos averiguar o motivo disso”, ressaltou. Uma das questões apontadas é de que 30% dasinternações realizadas não requerem cuidados hospitalares, representando um custo de 10 bilhões de reais para o país, muitas vezes ocorridas na rede pública. Outro dado interessante apontado é que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão hospitalar
  • Gestao hospitalar
  • Gestão Hospitalar
  • Gestao hospitalar
  • gestao hospitalar
  • Gestão Hospitalar
  • gestao hospitalar
  • Gestão Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!