Gestão hospitalar/ Enfermagem

Páginas: 19 (4711 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2014
Conceito de Hospital, Definição e Significado
O hospital surgiu no século XVII, foi desenvolvida durante décadas e tem como objetivo principal promover a saúde.
Do latim hospitālis (“casa de hóspedes”), um hospital é o estabelecimento destinado ao diagnóstico e ao tratamento de doentes, onde se pratica também a investigação e o ensino. O termo também é usado, em sentido figurado, para fazeralusão a qualquer casa onde haja muitos doentes.
O conceito de hospital tem as suas origens no vocábulo hospes (“hóspede” ou “visita”) do qual resulta hospitalitas (“hospitalidade”). Com o passar do tempo, a noção passou a dizer respeito à qualidade de acolher/hospedar alguém bem e com satisfação.
Hospital São João batista – Macaé.
Antigamente, um hospital era um local onde se exercia a caridadea pessoas pobres, doentes, órfãs, idosas e a peregrinos, acolhidos por monges e freiras.
Com a evolução da medicina e principalmente, com a descoberta de seres microscópios por meio da microbiologia, o hospital tornou-se principal recurso para o tratamento das pessoas.
A estrutura dos hospitais foi idealizada de modo a cumprir as funções de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.Contudo, muitos dos hospitais modernos se regem por uma modalidade conhecida como cuidados progressivos, em que não há salas divididas por especialidades médicas, mas onde os tratamentos são antes prestados progressivamente ao paciente de acordo com a gravidade e a complexidade.
Dentro de um hospital, existe o sistema assistencial (para o atendimento direto do paciente por parte de profissionais daequipa médica), o sistema administrativo e contabilístico (diz respeito à admissão dos pacientes, às respectivas altas e baixas clínicas, à organização dos turnos e às auditorias, entre outras tarefas), o sistema de gestão (que organiza ou dirige o funcionamento global do hospital), etc.
O Ministério da Saúde, em 1977, definiu hospital como a organização médica e social, cuja função básica consisteem proporcionar a população assistência médica integral curativa, preventiva e de Enfermagem, constituindo-se também em centro de educação e pesquisa em saúde. O hospital tem como produto final a assistência ao ser humano.
Para o funcionamento dessa megaestrutura, tornam-se necessárias à divisão e a integração do serviço, baseado na especialidade de cada área.
Além dos serviços médicospropriamente ditos, o hospital ofereceu serviço de Enfermagem, diagnósticos, farmácia, serviço social, nutrição e dietética, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, odontologia, prontuário médico, serviço de registro, estatístico, serviço de cirurgia e central de esterilização, possui ainda os serviços organizacionais que compreendem manutenções.
São Funções do Hospital:
 Assistência Curativa; Assistência Preventiva;
 Assistência Educativa.

Classificação dos Hospitais: Atualmente os hospitais são classificados ao tipo e ao porte.
Quanto ao tipo:
 Hospital público;
 Hospital privado;
 Hospital Geral;
 Hospital de ensino;
 Hospital especializado;
 Hospital filantrópico;
 Hospital beneficente;
 Hospital de base;
 Hospital dia;
 Hospital Unidade Sanitária.HOSPITAL PÚBLICO
É o que integra o patrimônio da União, Estado, Distrito Federal e Municípios (pessoas jurídicas de direito público interno), autarquias, fundações instituídas pelo Poder Público, empresas públicas.

HOSPITAL PRIVADO OU PARTICULAR
É o hospital que integra o patrimônio de uma pessoa natural ou jurídica de direito privado, não instituída pelo Poder Público.
HOSPITAL GERAL
É ohospital destinado a atender pacientes portadores de doenças das várias especialidades médicas. Poderá ter a sua ação limitada a um grupo etário (hospital infantil), a determinada camada da população (hospital militar, hospital previdenciário) ou a finalidade específica (hospital de ensino).

HOSPITAL DE ENSINO OU HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
É o hospital geral com as características e funções do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Enfermagem
  • Administração de enfermagem hospitalar e nao hospitalar
  • Gestão hospitalar
  • Gestão hospitalar
  • Gestão hospitalar
  • Gestao hospitalar
  • Gestão Hospitalar
  • Gestao hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!