Gestão financeira

Páginas: 13 (3175 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Sistema Financeiro Nacional (SFN):É um conjunto de instituições e istrumentos financeiros q possibilitam a transf. De recursos dos ofertadores p/ os tomadores e criam condições p/ q o tit. Tenha liquidez no mercado.
Estrutura do SFN: Normativo-CMN, BACEN, CVM
SFN Formador pelas Autoridades Monetarias: CMN, BACEN, CVM, Banco do Brasil e BNDES
Entermediação Financeira: Bancarias: (responsavelpela oferta da moeda- Bacem e Bc. Comercial) e Ñ Bancaria: não possuem faculdade p/criar moeda (instituições de credito financeira)
Segmentação do SFN: *Mercado Monetario: inst. Financ. Negociam tit de renda fixa a curtissimo prazo e onde satisfaz suas necessidades imediata de caixa. * Mercado de Credito: suprir as necessidades d cx de curto e medio prazo por concessao de credito ao consumidor oufinanciamento de capital de giro das empresas. * Mercado de Capitais: Financia atv produtiva a longo prazo, principais atv são-emissão de ações e debentures.* Mercado de Cambio: onde sao negociadas moedas estrangeiras conversiveis em moeda local pelas inst. Credenciadas pelo BACEN.
CMN: É o orgão max. do SFN, ela que define as regras e normas.
Prinpipais atv. do CMN: Cuida da politica monetária,autoriza emissão do papel-moeda, aprov. Orç. Monet. Preparados pelo Bacen, da poder ao Bacen p/ atuar no merc. De cambio, dita as regras p/ fiscalizar todas inst. Financ, regula o valor interno e externo da moeda, zela pela liquidez das inst. Financ.
*Ele fica monitorando todos os dias se está c/ muito dinheiro ou pouco dinh. Se reúnem pelo menos 1 vez ao mês.

BACEN: É uma das Inst. Maisjovens, ele é o xerife, emite moeda, executa as normas estipuladas pelo CMN e fiscaliza quem esta abaixo dele.
Funções do BACEN: Emite moeda, faz ela circular na economia, recebe recolhimentos compulsórios(refaz liquidez e regula o efeito multiplicador da moeda, quanto maior o compul. Menor a circulação de moeda na economia), operações de redesconto:eu tenho um direito de receb. E faço isso antes doprazo e o banco cobra um juros por isso, controla e fiscaliza o credito, controla os capitais extrangeiros, fiscaliza as inst., é depositário das reservas oficiais, negocia a divida interna, realiza compra/venda e emite titulos.
Suas caracteristicas são: Bancos dos bancos, superintendencia do SFN, executor da politica monetaria, banco emissor e banqueiro do governo.
*Todo banco tem uma conta noBACEN (conta de reserva).

BANCO DO BRASIL: É um banco comercial, ele desempenha funções especificas, é gestor de politica de credito industrial e rural, depositario e adm das reservas internacionais, é emprestador do SF., é responsavel pela compensação dos chs, ajuda a montar o orçamento do governo, atv de comercio exterior.

BNDES: Ele é um banco de fomento, ele empresta dinheiro com prazosmaiores e taxas menores, empresta p/ empresas nacionais e extrangeiras, o obj dele é levar o desenvolvimento onde ele ainda ñ chegou, ele apoia os projetos de empresas q querem exportar, ele tem 2 agencias (FINAME e BNDESPar) q exerce tarefas de apoio.
Fundo e Programas do BNDES: Prog. D financimentos a peq. E med. Emp., de operações conjuntas, de apoio a capitalização de emp. Nacionais, Fundosd desenv. Tec-cientifico, de modernização e reorganização da industria, de investimentos p/ emp. Emergentes; retreinar, ramo hoteleiro/turismo.
Fontes de Recursos do BNDES: Recursos proprios de entidades nacionais e extrangeiras, pis/pasep e cofins, Fat, retorno das aplicações.
*FINAME: Financia máq. E equip. Industriais, suas principais funções sao: promover expansão de reeqipamento emodernização, capacitação tecnologica se a empresa tem laboratorio p/ desenvolver, apoio as exportações produz no Brasil e quer exportar para fora.
*BNDESPar: É a agencia q atua no merc. De ações, ela pode ser acionista de empresas, apoia o capitas da emp. Nac (quando ele compra ação da emp. Ele ta colocando dinheiro nela), ele saneiaa empresa e depois vende avalia caso a caso.
CVM: Ela atua e regula o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao financeira
  • Gestao Financeira
  • gestao financeira
  • gestao financeira
  • gestão financeira
  • Gestão Financeira
  • Gestão Financeira
  • Gestão financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!