GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Páginas: 15 (3568 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIALl 4
2.1 Conceito de gestão financeira 4
2.2 Gestão financeira e fluxo de caixa 4
2.3 Principais decisões de investimento 5
2.4 Risco e retorno 5
2.5 Principais tipos deorçamento 7
2.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão 9

3 NOÇÕES DE ATUÁRIA 10
3.1 Conceitos de atuária 10
3.2 Previdência no Brasil 11

4 DIREITO EMPRESARIAL 12
4.1 Sociedades empresarias e sociedades simples 12
4.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais 12

5 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17


1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais são de fundamental importância, para asobrevivência de qualquer empresa, o acompanhamento de suas tendências, seu desempenho financeiro e sua rentabilidade. Felizmente, com o progresso, o avanço tecnológico e a globalização, os métodos matemáticos e estatísticos evoluíram de tal modo que são ferramentas importantes para a determinação da equação de custos da empresa, permitindo efetuar análises e interpretar os dados que auxiliam no suporte decontrole gerencial, afinal, inúmeros são os problemas enfrentados pelas empresas no que diz respeito ao comportamento dos custos. Uma gestão consciente e bem planejada pode minimizar os riscos dentro de uma empresa, auxiliando-a a adquirir resultados almejados. Por isso, se faz tão necessária uma boa gestão financeira.




2 gestão financeira e orçamento empresarial

2.1 Conceito de gestãofinanceira
Conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, tendo como objetivo maximizar resultados econômicos ou financeiros gerados por operações empresariais.
Em meio a suas funções destacam-se: operações e controle dos recursos financeiros, determinação de necessidade de recursos financeiros, planejamento e inventário derecursos disponíveis, captação de recursos externos de forma eficiente e aplicação e equilíbrio adequados dos recursos, visando sua rentabilidade em certo período de tempo.
O objetivo da gestão financeira é aumentar o patrimônio da empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, através da geração de lucro, proveniente de suas atividades operacionais. Uma boa e correta administração permite uma realanalise financeira da empresa, podendo dessa forma otimizar seus resultados. O gestor deve ter absoluto controle de todas as atividades realizadas e tomar suas decisões baseado em relatórios confiáveis evitando dessa forma que a empresa venha sofrer danos provenientes de suas decisões erradas.
2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
A falta de controle financeiro e de recursos para pagar suasobrigações e a falha da previsão de prazos médios de recebimentos e pagamentos são hoje rotinas comuns em empresas de diversos setores. Com a crescente competitividade em todas as áreas é cada vez mais exigido das empresas uma gestão financeira de qualidade, exigindo o uso de ferramentas que auxiliem as tomadas de decisões dentro da empresa, a exemplo temos o fluxo de caixa.
O fluxo de caixa é uma dasferramentas mais utilizadas na administração financeira dentro das empresas, ela auxilia na tomada e decisões e eleva o desempenho financeiro, através da otimização e alocação dos recursos.
Para a escolha de um projeto é importante analisarmos o fluxo de caixa, que é mensurado através de entradas e saídas, considerando não apenas o valor do caixa, como também a distribuição ao longo do período.Os valores a serem utilizados para a analise são os que se originam em decorrência da decisão do investimento, como também os valores que são distorcidos pela hipótese de exercício da proposta, entretanto os que se mantém estáveis em todas as alternativas são desconsiderados por não exercerem influência. As principais movimentações financeiras que poderão ocorrer são: investimento inicial,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Financeira e Orçamento Empresarial
  • gestao financeira e orçamento empresarial
  • gestão financeira e orçamento empresarial
  • GESTAO FINANCEIRA E ORCAMENTO EMPRESARIAL
  • Gestao Financeira e Orçamento empresarial
  • GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • Gestão Financeira e Orçamento Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!