GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Páginas: 13 (3191 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
SUMÁRIO
GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 3

NOÇOES DE ATUARIA 4

DIREITO EMPRESARIAL 7

REFERENCIAS...........................................................................................................8




1. GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Uma empresa precisa de boa gestão financeira, para que os resultados promovam o desenvolvimento de competênciaspara controlar, analisar, planejar e simular as informações financeiras para uma eficiente tomada de decisões. Para isso a administração financeira deve englobar as variáveis como a conexão de critérios para clientes, o planejamento empresarial, a analise de investimentos ou meios variáveis para a obtenção de recursos entre outros.
Tais medidas devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenhoe o desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira dos negócios.

1.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA
A administração financeira visa uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos. Por isso todos os aspectos, de uma empresaestão sob a visão da administração financeira.
“O sucesso será conseqüência de uma boa administração financeira”.
A administração financeira conta com a ajuda do orçamento empresarial; que é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas. Ele estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresao quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com Mao de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.o orçamento deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitosos ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.
Depois de analisado todos os fatos externos, se torna necessária a analise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudofavoreça a elaboração perfeita do orçamento.
Depois que tudo estiver no plano de trabalho, começa a etapa mais importante do orçamento que vem a ser o seu acompanhamento diário, pelo controller, que utiliza o mesmo para gerenciar a empresa e nesse momento esse profissional tem que ser ético o suficiente para transpassar aos gestores as informações corretas extraídas dos relatórios gerados, como o fluxode caixa e balanço e estudar a situação da economia criteriosamente, para juntos corrigir e mudar o que for necessário a fim de que se faça cumprir as metas propostas.
O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramos de atividades, pois é um plano estratégico que estabelece, metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Eleé uma previa de despesas e investimentos dentro de uma organização.

1.2 GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
Outro instrumento importante é o Fluxo de Caixa, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente como instrumento na tomada de decisões.
O Fluxo de Caixa dever ser consideradocomo uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme, as necessidades da empresa.
Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, à Analise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno e o Prazo de retorno do investimento. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Financeira e Orçamento Empresarial
  • gestao financeira e orçamento empresarial
  • gestão financeira e orçamento empresarial
  • GESTAO FINANCEIRA E ORCAMENTO EMPRESARIAL
  • Gestao Financeira e Orçamento empresarial
  • GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  • Gestão Financeira e Orçamento Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!