Gestão feminina

Páginas: 8 (1812 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por tema o assunto Gestão Feminina. Os objetivos do trabalho incluem analisar como são exercidas as características femininas dentro de uma organização e possibilitar aos alunos de administração a terem conhecimento de experiências de uma boa gestão.
Para a concretização dessa atividade, foram realizadas pesquisas à artigos científicos, sites ereportagens, no qual contribuíram e auxiliaram os alunos para o desenvolvimento do tema proposto.
Portanto, através deste trabalho o grupo pôde identificar uma nova ótica sobre o que é e como é feita uma gestão feminina, e discutir e refletir sobre situações organizacionais que trarão grandes benefícios a nós como futuros gestores.


2. DESENVOLVIMENTO


2.1 O diferencial da gestão feminina


Asociedade empresarial vivencia um momento de transição, de um modo de produção industrial para um modo de produção ancorado na informação e no conhecimento, com crescimento da participação de mulheres no mercado de trabalho. As organizações, numa perspectiva sistêmica, mantêm permanente interação com essa evolução social. Nos últimos anos temos vivenciado uma crescente no número de mulheresinseridas no mercado de trabalho e cada vez mais em cargos importantes. Porém, não há apenas uma inserção da mulher em si no meio profissional, mas também do seu estilo característico na maneira de conduzir os negócios, ou seja, estilo de gestão. Dessa maneira, acredita-se que a tendência atual da sociedade e da economia do séc. XXI é ter negócios, necessidades, expectativas e comportamentos que vãonecessitar e valorizar o talento natural feminino. Não é afirmar que a mulher é melhor que o homem, mas sim que as características femininas são agora a chave para gerir e vencer, pois as mulheres possuem características que levam a um grau de eficácia muito superior às estratégias e planos de marketing interno da empresa.
Entende-se como estilo de gestão a maneira ou caráter especial de um gerenteexprimir os pensamentos, modo de proceder em qualquer situação de trabalho e que seja capaz de promover a manutenção e desenvolvimento de empresas em ambientes de negócios globalizados Assim, entendendo o conceito, podemos dizer que a mulher possui características próprias como humildade, maior estabilidade emocional, objetividade, paciência, auto-renúncia, disposição para operar em ambientes decontrariedade, negociar fazendo menos concessões, e inteligência enriquecida pela intuição (Loden apud Gomes, 1997; Lodi, 1999). Dessa maneira, de acordo com Frankel (2007), as mulheres têm várias qualidades em comum: visão clara dos objetivos desejados; disposição para assumir riscos; capacidade de influenciar pessoas; capacidade de inspirar e motivar os outros; e alta inteligência emocional o queas levam a terem um diferencial para compor equipes e um alto grau de comprometimento com suas empresas.
Estas características se tornam importantes nesse novo contexto empresarial competitivo, dinâmico e complexo, sendo necessária a presença de gerentes transformacionais (Burns, 1978) que levam em conta as preocupações e as necessidades de desenvolvimento de cada funcionário, suas consciênciassobre diversas questões, ajudando-os a considerar velhos problemas, a partir de novas perspectivas; que instigam, despertam e inspiram a dedicar esforço extra para o alcance das metas do grupo de trabalho.
Vale ressaltar que ainda há preconceitos e discriminações com relação à presença feminina, principalmente, em cargos gerenciais, havendo certa barreira às suas características nos negócios,mesmo apesar dos avanços ocorridos nas últimas décadas.
Munhoz (2000) acredita que um dos fatores do sucesso de empreendimentos geridos por mulheres passa pelo entendimento da questão de gênero, pela compreensão de que as mulheres, de um modo geral, desenvolvem um estilo singular quando administram, haja vista que sua abordagem de liderança é fruto de um aprendizado originado na infância sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE DE GESTÃO DO VAREJO DE MODA FEMININA O CASO DA LOJA KILKAS MODAS LTDA
  • Liderança Feminina
  • Liderança feminina
  • autoriwa feminina
  • Mecanica feminina
  • Vaidade Feminina
  • Prisão feminina
  • a condição feminina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!