Gestão estratégica

Páginas: 23 (5573 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
Economia doméstica

* Introdução:
|

Engana-se quem acha que economia doméstica é atributo de dona-de-casa. Aliás, “dona-de-casa” é uma expressão meio anacrônica em nossa sociedade contemporânea, onde espaço ocupado por mulheres e o homens têm se equiparado em praticamente todos os campos de atuação (da administração de lares a cargos executivos em empresasmultinacionais).
Em todo caso, mulher ou homem, tem muita gente arrancando os cabelos para não entrar no cheque especial no final do mês. É muita despesa pra pouco salário. Tem certeza?
Tome cuidado com um dos equívocos mais freqüentemente cometidos pelos “tesoureiros do lar”, conforme apontam especialistas: encontrar um fator externo é a maneira mais fácil de se isentar da responsabilidade pelo saldonegativo no banco.
Não que os salários não devessem ser melhorados, mas perder alguns neurônios aplicando alguns conceitos básicos de economia doméstica em suas finanças pode ajudar (e muito) a minimizar ou até mesmo reverter resultados desfavoráveis ao seu bolso.
O conselho vale também para aqueles que, após pagarem todas as contas do mês, ainda conseguem poupar dinheiro. O saldo positivo poderá seraumentado e (por que não?) alavancado em aplicações financeiras, como a caderneta de poupança ou planos de previdência privada, por exemplo. Pecar pelo excesso, neste caso, vale a pena.

Vamos analisar alguns conceitos básicos de economia doméstica e dicas sobre como melhorar os resultados da sua balança comercial pessoal e domestica.
Pretendemos oferecer as empresas uma respiração financeirapara seus parceiros (funcionários) para que estes possam sem preocupações e angustias desenvolverem todo o seu potencial no seu posto de trabalho.
Um parceiro individado ou com problemas financeiros não consegue desenvolver todo o seu potencial e produzir bem. Esta situação leva-o a perda de sono, a falta de apetite, a angustia, ao medo, a insegurança, aos problemas familiares e conseqüentementea não produzir o melhor que pode na sua empresa.
Este curso vem ajudar as empresas a resolver esta situação.

Testes rápidos:
1. Quem aqui é consumista?
2. Tem dificuldade de guardar dinheiro?
3. Tem dinheiro na poupança?
4. Gasta todo salário?
5. Economiza pelo menos 20% do salário todo mês.
6. Faz compras planejadas?

* Economize sem sofrer:
Economia não édeixar de comprar o que necessita, mas apenas adiar esse gasto e garantir, de forma consciente, o consumo no futuro. Confira cinco dicas para começar a poupar.

A. Crie metas:
É importante definir quanto será poupado por mês e para quê. Isso ajuda a não desistir no meio do caminho.

B. Seja camarada com o seu bolso:
Mesmo que demore mais tempo para alcançar o objetivo, separe umaquantia que não pese tanto no orçamento. Querer poupar já é um grande passo, seja qual for a quantia. 

C. Esqueça esse dinheiro:
Não conte com o dinheiro que vai guardar. Aquele valor que irá virar poupança não deve ser usado a cada nova oportunidade de consumo que surgir. Isso ajuda você a juntar seu dinheiro.

D. Dinheiro guardado em casa é dinheiro parado:
Juntar dinheiro debaixo docolchão, em uma gaveta ou em uma caixinha parece prático, mas nem sempre é uma boa ideia. Além de problemas como roubo, incêndio, enchente etc., com o passar do tempo, o dinheiro vai perdendo o seu valor de compra por conta da inflação. Uma boa opção são os produtos e serviços bancários, como poupança ou uma previdência complementar. Converse com o gerente do seu banco e veja qual a melhoralternativa.

E. Aproveite seu pé-de-meia:
Ter um dinheiro guardado é uma forma de garantir um futuro mais tranquilo, poder investir na educação de seus filhos, comprar bens necessários (estudo, viagem, imóvel) ou abrir um negócio próprio. Pense nisso.

03. Facilitando suas compras no supermercado:

Cada vez mais, mercados, quitandas e sacolões vêm oferecendo produtos variados. São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Estratégica
  • Gestão Estratégica
  • GESTAO ESTRATEGICA
  • gestão estrategica
  • Gestao Estrategica
  • Gestão Estratégica
  • gestao estrategica
  • Gestao estrategica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!