Gestão Estratégica de Pessoas

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 22 de junho de 2015
UNIVERSIDADE ESTÁCIO FAP
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS





AMANDA DAMASCENO FAVACHO SILVA
BRUNA PAOLA VIANA GERHARD
JEAN FURTADO GOMES
LARISSA DA COSTA MENDES DA SILVA
SOLANGE DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA









GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS




















Belém-PA
2015




AMANDA DAMASCENO FAVACHO SILVA
BRUNA PAOLA VIANA GERHARD
JEAN FURTADO GOMES
LARISSA DA COSTA MENDES DA SILVASOLANGE DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA









GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS












Trabalho de pesquisa apresentado na disciplina gestão estratégica de pessoas valendo ponto para somar com a 2ª avaliação no curso de gestão de recursos humanos. Orientado pela Profª. Mestra Elaine Cristina Grecchi Gonçalves.










Belém-PA
2015




Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5 e 6
Conclusão 7Apêndice 8 e 9
Referências 10




















GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS




Introdução:

O objetivo da pesquisa é saber como funciona o setor de recursos humanos da empresa e ter conhecimento do funcionamento da organização em geral. Para isso, foram elaboradas algumas perguntas com o intuito de obter as informações necessárias para alcançarmos um resultado positivo.A pesquisa está divida em cinco partes, sendo: introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e referências.
Esta pesquisa foi realizada com a Empresária, Jornalista e Cantora, Yone Suzuki de Albuquerque dona e gestora da empresa Mega Ótica, do ramo óptico, localizada na cidade de Belém.
Idealizada por Alexandre Rufino de Albuquerque, advogado, e sua esposa, a jornalistaYone Suzuki de Albuquerque, que juntos empenharam-se arduamente para a realização do sonho que era ter uma rede própria no ramo óptico.
Mesmo enfrentando muitos obstáculos pelo caminho o advogado e a jornalista não desistiram e continuaram seguindo enfrente para realizar o sono.
Em março do ano de 2013, foram inauguradas as duas primeiras lojas na cidade de Belém, em poucos mesesdepois a Mega Ótica inaugurou mais uma loja em Ananindeua município vizinho da cidade de Belém.










Desenvolvimento:
A gestora Yone Suzuki, relata que a ideia de montar uma empresa no ramo óptico surgiu junto com o marido, com isso foi feito uma pesquisa externa antes de abrir as 02 (duas) primeiras lojas na cidade de Belém, para saber qual era areal necessidade na área do negocio no qual eles pensavam.
“A maioria dos empresários quando pensaram em abrir o negócio eles se permitiram abrir a mente e aceitar uma determinada ideia, e é importante mantê-la aberta, ou seja, não permita que a ideia inicial fique restrita a um único direcionamento, o empreendedor tem que aproveitar e explorar novas ideias, abrir seu leque de opções paraminimizar os erros na criação da proposta de seu negócio”.
A empresa conta, atualmente, com mais de 30 funcionários em 04 lojas espalhadas no estado do Pará.
“Dos diversos tipos de estrutura que a organização pode assumir destacam-se a estrutura hierárquica (hierarquia como critério de divisão do trabalho), a estrutura funcional (funções como critério de divisão do trabalho), a estrutura staff & line(utilização simultânea de critérios de hierarquia e de funções), a estrutura divisionalizada (produtos ou unidades geográficas como critérios de divisão do trabalho) e, finalmente, a estrutura matricial (utilização simultânea de critérios de funções e de produtos ou unidades geográficas). Quando a empresa assumir umas das formas de estrutura ela consegue ter uma fotografia de seus colaboradores,quem tem desempenho bom, mediana e quem não tem. E identificar pontos que podem ser melhorados”.

O setor de recursos humanos da organização não tem uma sala própria, entretanto funciona tendo como gestora a dona da empresa Yone Suzuki, que nos relatou o quanto o setor de rh (recursos humanos) tem necessidade de ter mais pessoas qualificadas especificamente para área a gestora ainda afirmou que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão estratégica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégicas de pessoas N2
  • gestao estrategica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégica de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!