Gestão estratégica de pessoas

Páginas: 10 (2354 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: PERSPECTIVAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS

STRATEGIC MANAGEMENT OF PEOPLE: PERSPECTIVES ON THE USE OF KNOWLEDGE AND SKILLS

[1]Roberto Luis Rhoden


RESUMO


Partindo do pressuposto de que a sociedade contemporânea vem se mostrando cada vez mais interdependente, em função da globalização, percebemos que essas mudanças trazemreflexos significativos nos cenários econômicos e sociais. Diante desse novo cenário, produzir inovação para se manter competitivo no mercado, parece ser considerado algo estratégico para as organizações na busca de sustentabilidade. O artigo a seguir, sugere a produção de competitividade através do conhecimento das pessoas, levando em consideração suas competências individuais e coletivas.ABSTRACT



Assuming that contemporary society shows us to be increasingly interdependent in the era of globalization, we realize that these changes bring significant impact on social and economic scenarios. In this new scenario, produce innovation to stay competitive in the market seems to be regarded as something strategic for organizations in the pursuit of sustainability. The followingarticle suggests the production of competitiveness through knowledge of the people, taking into account their individual skills and collective.


PALAVRAS-CHAVE
Gestão do conhecimento; gestão por competências; inovação; conhecimento organizacional
KEYWORDS
Knowledge management, competency management, innovation, organizational knowledge


INTRODUÇÃO


Embora a maioria dos autores, demaneira geral, considere separadamente a gestão do conhecimento e a gestão por competências, conceituando utilizações de técnicas para implantação das mesmas, é possível observarmos o elo que se encontra entre os temas.


O conhecimento constitui a base da formação das competências organizacionais, que propiciam às organizações condições para a produção de inovação, fator imprescindível parasua sobrevivência e competitividade.



GESTÃO DO CONHECIMENTO


Para facilitar o entendimento acerca da Gestão do Conhecimento, cabe entender as definições dos termos gestão e conhecimento e relevar a riqueza do debate acerca de suas definições. Para Motta (1999), o termo gestão possui um mesmo significado de gerência: “é um termo genérico (...) que sugere a idéia de dirigir e dedecidir”. Henssen (2000) argumenta que o conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto: “Visto a partir do objeto, o conhecimento aparece como um alastramento, no sujeito, das determinações do objeto. (...) Neste ato, porém, o objeto tem preponderância sobre o sujeito. O objeto é o determinante, o sujeito é o determinado”.
Partindo desses pressupostos, finalmente Falcão e Bresciani (1999)definem a gestão do conhecimento como “o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus objetivos”.


A Gestão do conhecimento é um processo estratégico contínuo e dinâmico que visa gerar o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados eestimular a conversão do conhecimento. Deste modo deve fazer parte da estratégia organizacional e ter sua implantação garantida e patrocinada pela alta gerência, a quem deve estar subordinada todo o processo de Gestão do conhecimento. (ROSSATO, 2006, p. 10).


A partir disso pode-se afirmar que o conhecimento aumenta a flexibilidade organizacional e promove maior capacidade de inovação o que vem afazer um diferencial no futuro organizacional, porém apenas ter esse conhecimento não é garantia de avanço, também é necessário ter uma visão empreendedora inovadora e audaciosa do que se pretende alcançar e que estratégias adotar, esses fatores acabam pondo o conhecimento como um proativo mais importante da era da informação. Para Terra e Gordon (2011) a Gestão do conhecimento, vai mais além do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão estratégica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégicas de pessoas N2
  • gestao estrategica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégica de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!