Gestão estratégica de pessoas como ferramenta para maximizar a eficiência e potencializar sucessos

Páginas: 4 (939 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Na primeira fase, entre o período de 1930 a 1950, o setor de recursos humanos era considerado mecanicista, voltado apenas para os cálculos de pagamentos e cumprimento da CLT – Consolidação das Leisdo Trabalho, editada em maio de 1943, que estatuiu as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho. Ou seja, neste momento, os recursos humanos preocupavam-se apenas com a questãofinanceira e jurídica das relações de trabalho.
A partir de 1950, surge a psicologia organizacional que:
“...tem como finalidade facilitar o processo de compreensão e intervenção no comportamentodas pessoas no trabalho. O enfoque da gestão de recursos humanos deixa de se concentrar exclusivamente em aspectos legais e econômicos, passando a incorporar instrumentos e ferramentas específicaspara o recrutamento, treinamento e avaliação de pessoal (SAMMARTINO apud CUNHA et. al, 2002).

E é a partir dessa psicologia organizacional que os paradigmas começam a ser transformados. O fatorhumano passa a ganhar mais espaço e as empresas começam a voltar mais o olhar para as pessoas, criando setores de recursos humanos responsáveis por acompanhar o desenvolvimento dos trabalhadores.
Com osurgimento e regulamentação da profissão de Administrador, implementada pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, as empresas passam a dar maior foco ao indivíduo e suas relações, dando surgimento àAdministração de Recursos Humanos, considerada, segundo expõe MARRAS ( ano ), a fase administrativa onde o gestor de recursos humanos deveria “saber se relacionar com os sindicatos e enfrentar anova postura da classe trabalhadora... e suas reivindicações”.
Mas é na década de 80, que a administração de recursos humanos sofre de fato uma revolução. A necessidade dos trabalhadores passa a termaior importância para os administradores/gestores, uma vez que se percebe que o “homem” interfere diretamente na eficiência e principalmente nos resultados da empresa.
Da administração de recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.
  • a eficiencia e a eficácia da gestão estratégica
  • Gestão estratégica em gestão de pessoas
  • Sustentabilidade como ferramenta de gestão estratégica
  • Ferramenta Para Gestão Estratégica
  • A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COMO FATOR DE SUCESSO PARA A ORGANIZAÇÃO.
  • A gestão de estoques como ferramenta estratégica
  • O coaching como ferramenta poderosa para o sucesso das organizações que promovem a gestão de pessoas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!