Gestão estoques

Páginas: 8 (1881 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE



ELABORAÇÃO DO TRABALHO
DE CONCLUSÃO DE CURSO

Monitoramento de estoques: otimizando seus custos

Monitoramento de estoques: otimizando seus custos

1.INTRODUÇÃO

Estoques são compostos por matéria prima, material de manutenção e material em processo de produção ou acabados.

Segundo POZO (2004),o estoque acrescenta valor ao longo do tempo e atua como um estabilizador entre a oferta e a procura dando margem a disponibilizar um produto mesmo com variações de demanda.

Segundo POZO (2004), o motivo para se manter estoques se relaciona com a imprevisibilidade da demanda futura, fazendo-se assim necessário possuir um nível de estoque para garantir o abastecimento das demandas, além dediminuir os custos de produção, movimentação e estoques.

Logo após a Primeira Guerra Mundial, usava-se como técnica de controle de estoque o EOQ (Economic Order Quantity, Quantidade Econômica do Pedido). Neste procedimento, os estoques eram renovados procurando diminuir o custo com inventário, transporte e de ser feito o pedido. Efetuar pedido nessa época exigia muito pessoal nas tarefas depesquisar preços e as outras condições de fornecimento para com os fornecedores, e/ou receber vendedores para entrevistas diretas na própria empresa. Nos dias de hoje o custo de se fazer um pedido é na maioria das vezes pouco significativo, tendo em vista as facilidades de comunicação e de processamentos de dados.

Nos dias de hoje, as empresas procuram a diminuição dos estoques simultaneamente amelhoria no serviço logístico. Para atingir tal nível de eficiência, as empresas se utilizam de TI e se concentram no negócio principal, expondo-se mais ao risco.

Motivos mais do que suficientes para se adotar a política dos estoques: maior qualidade no atendimento ao cliente, diminuição dos custos de produção, economia de escala em compras e transporte, proteção às oscilações de preços, greves,desastres naturais...

O objetivo deste estudo é propor a utilização de modelos matemáticos no controle dos níveis de estoque, que auxilie na tomada de decisão e otimize os processos de gerenciamento de estoque.

A importância deste assunto é a possível ajuda deste ao gestor de como empregar de maneira ótima seus recursos na manutenção dos estoques.

2.REFENCIAL TEÓRICO

O gerenciamento demateriais em uma empresa é uma união de processos com o objetivo de garantir o fornecimento de insumos indispensáveis ao funcionamento da organização, na hora certa, na quantia que se fizer suficiente, na qualidade exigida e pelo preço mais conveniente. Em outras palavras, o que é buscado: otimizar a quantia estocada mediante a diminuição de investimentos e custos financeiros, buscando suprir atodo tempo as demandas de produção e da clientela.
BALLOU (2006) se refere a cinco tipos de estoque:

1. Estoque no Canal. São os estoques que estão em trânsito entre os elos do canal de suprimento. Os estoques em processo entre as operações de produção também podem ser considerados estoques no canal.

2. Estoque Especulativo. Matéria-prima, como, cobre, ouro e prata adquiridas tanto parasuprimento das operações quanto para especulação.

3. Estoque Cíclico. É o estoque necessário para atender a demanda média durante o intervalo de tempo entre os sucessivos reabastecimentos.

4. Estoque Pulmão. Ou estoque de segurança, é um acréscimo do estoque normal, para lidar com variáveis de natureza aleatória.

5. Estoque Morto. Ou também conhecido como estoque obsoleto ou evaporado. Sãopartes do estoque que sempre se deteriora, fica ultrapassado ou acaba sendo perdida ou roubada durante um armazenamento prolongado.

2.1.GESTÃO DE ESTOQUES

O processo de gestão de estoques centraliza-se na determinação do instante de compra de produtos para poder deixá-los a disposição para venda bem como quanto deve ser adquirido no momento em que é feito o pedido.

Se forem adquiridos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoques
  • Gestão de estoque
  • Gestão de estoque
  • Gestão de Estoque
  • gestão de estoques
  • Gestão de Estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!