Gestão escolar

Páginas: 18 (4485 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
PROPOSTA DE GESTÃO

PROPOSTA DE GESTÃO

1- APRESENTAÇÃO

Partindo do princípio de que a educação é um processo de emancipação do ser humano, o planejamento da escola deve ser estabelecido com a participação de todos os membros da comunidade escolar, em busca de um objetivo comum, que é formar cidadãos. Ao democratizar a gestão o diretor deixa de ser aautoridade única da escola, deixando de ser apenas o administrador e passando a ser o maior articulador das ações, priorizando as questões pedagógicas e fortalecendo o ânimo de todos os envolvidos no processo coletivo.
Para se formar uma sociedade democrática é preciso que se formem cidadãos críticos, instigadores, curiosos. A democracia é resultado do consenso da maioria dos cidadãos e dorespeito às regras democráticas. É necessário que os cidadãos
acreditem na democracia, e que haja diversidades e antagonismos.
Na atualidade as organizações escolares estão passando por vários desafios e mudanças, já que a nova sociedade incita essas transformações, tornando relevantes aspectos como inovação, competitividade e produtividade. Nesse contexto, surge a necessidade em se refletirsobre os desafios do gestor escolar, para gerar um processo de mudança nas organizações escolares que buscam se adequar aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Deste modo, é preciso investir na transformação da atitude dos profissionais da escola, no sentido de orientar suas práticas pedagógicas e administrativas para a garantia de uma educaçãoformal contínua e de qualidade aos alunos.
É preciso que educadores e gestores se reeduquem na perspectiva de uma ética e de uma política no sentido de criar novas formas de participação na escola pública, tais como ouvindo, registrando e divulgando o que alunos e comunidade pensam, falam, escrevem sobre o autoritarismo liberdade da escola pública e as desigualdades da sociedade brasileira. Étecendo redes de falas e de registros, ações e intervenções que surgirão novos movimentos de participação ativa e cidadã.
A presente proposta está estruturada com objetivos a serem alcançados na gestão democrática, com base em fundamentação teórica de autores conceituados, sendo norteada pela legislação vigente, em consonância com o que é proposto pela Secretaria de Estado de Educação doParaná Leis Federais.

2- OBJETIVOS

Os objetivos da presente proposta está baseada na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Constituição Federal do Brasil, bem como os objetivos educacionais, que são:
- Realizar uma gestão democrática, compartilhada e colegiada na escola;
- Compreender a relação entre Projeto Político Pedagógico, a Proposta Pedagógica Curricular e o Plano detrabalho docente, tendo a gestão escolar e o conselho de classe como meio para efetivação do processo ensino aprendizagem;
- Reconhecer a importância do acesso a conhecimentos e utilização dos dados estatísticos para a melhoria do processo ensino aprendizagem na gestão escolar.
- Refletir sobre as ações que viabilizam a liberação e prestação de contas dos recursos disponibilizados para as escolas,considerando os princípios constitucionais da administração pública.
- Valorização dos profissionais do ensino;
- Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades, e a formação de atitudes e valores;
- Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vidasocial.
- Formar cidadão críticos, conscientes de seus direitos e cumpridores de seus deveres;
- Favorecer a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar às condições de ocupação e ou aperfeiçoamento através do acesso à informática.

3- JUSTIFICATIVA

A proposta de gestão, concretiza-se na busca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Escolar
  • Gestão escolar
  • Gestao escolar
  • Gestão escolar
  • Gestao escolar
  • Gestão escolar
  • gestão escolar
  • gestao escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!