Gestão escolar

Páginas: 28 (6941 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Desde a década de 1980, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, as políticas públicas para o setor educacional vêm indicando diretrizes para a gestão da educação. Atualmente, as legislações educacionais, em especial a LDB 9.394/1996, estabelecem que a rede pública de ensino deve adotar a gestão democrática e participativa, visando mudanças significativas naqualidade do ensino.
Entretanto, tal normatização ainda não é uma realidade em todas as escolas públicas brasileiras, fato este observado no Município de Porto Seguro/BA. Questiona-se, então, qual a influência da formação do gestor para o desempenho de sua função em prol de uma gestão democrática e participativa para a construção de uma escola melhor?
Para o gestor tornar-se um educadorcomprometido com a formação do educando, se faz necessária uma mudança de postura quanto às situações que lhe obrigam a ser um repassador de ordens burocráticas, visando apenas o lado administrativo da organização, em detrimento do lado pedagógico. O papel do mesmo, neste contexto, inicia-se em aprender e a incentivar a comunidade escolar para que os problemas da instituição sejam tratados peloponto de vista do que é realmente importante para os sujeitos envolvidos no processo educativo.
Se a gestão da escola não for eficiente, compromete a qualidade do ensino e também o trabalho dos professores, e assim, consequentemente, afeta a aprendizagem dos alunos. Por sua vez, se os alunos não tiverem uma educação interdisciplinar e de qualidade, voltada para o contexto social e os problemasencontrados fora da escola, não terão competência para resolver as questões do cotidiano. Tal competência é adquirida através de um processo de ensino e aprendizagem reflexivo e pautado num modelo de gestão capaz de envolver os sujeitos, levando-os à participação ativa.
Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo evidenciar a relação entre o perfil dos gestores e o desempenho dosmesmos na organização das escolas públicas do Bairro Mirante de Porto Seguro/BA.
É necessário que as instituições educativas tenham muita responsabilidade com a educação dos alunos. O olhar do gestor para as ações deve ser bastante cuidadoso, pois as relações que se estabelecem entre a equipe escolar é fundamental para o desenvolvimento dos alunos.
A metodologia do trabalho monográficoconsiste em uma pesquisa de campo exploratória, com base em questionários aplicados aos gestores de quatro escolas públicas do Bairro Mirante, na Cidade de Porto Seguro/BA, para colher informações necessárias a respeito do gestor no âmbito educacional. Utilizaremos também, a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de Ângela Antunes (2002), José C. Libâneo (2003), Ilma Passos A. Veiga(1995), Vitor Henrique Paro (1999), Heloísa Lück (2001), Dinar Leal da Hora (1994), entre outros, os quais debatem sobre o tema.
Para esta proposta, o trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro fala da gestão democrática e dos instrumentos viabilizadores da gestão democrática. O segundo capítulo aborda o perfil do Gestor e a administração escolar, sua formação e papel na dimensãopedagógica . Já no terceiro capítulo, comparar-se-á os dados obtidos na pesquisa de campo com os estudos sobre o tema. Os dados demonstram que existe a consciência, por parte dos gestores, da importância da gestão democrática, e que é possível a democracia nas instituições, através do diálogo, respeito ao próximo e busca do consenso, entretanto nem todos estão atentos para criar condiçõessignificativas no âmbito escolar.















2 GESTÃO DEMOCRÁTICA

Para melhor compreensão da gestão escolar, será feita uma retrospectiva da teoria da administração, visto que é da mesma que origina os procedimentos para organização dos trabalhos na escola.
A teoria geral da administração tem como objetivo estudar o comportamento do profissional de administração,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Escolar
  • Gestão escolar
  • Gestao escolar
  • Gestão escolar
  • Gestao escolar
  • Gestão escolar
  • gestão escolar
  • gestao escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!