Gestão Escolar e suas competências

Páginas: 19 (4638 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
GESTÃO ESCOLAR E SUAS COMPETÊNCIAS – UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Renata de Moraes Batista 1
Orientador(a): Profª Mestre Rita Gonçalves 2 .

Resumo: Este artigo tem o objetivo de demonstrar conceitos e fundamentos da gestão escolar. Inserida a gestão nos dias de hoje, vigora a gestão democrática, que indica a colocação de ferramentais legais e escolares na construção de políticaseducacionais, além de se voltar ao planejamento, as decisões, direcionamento dos recursos recebidos, entre outros; estas medidas foram se adaptando ao longo das últimas décadas diante as mudanças políticas, sociais, familiares e econômicas, colocando-se um novo perfil para a realidade a partir da percepção e obrigatoriedade de aprendizagem. As competências desta gestão trata da informação, agilidade e açãoque abonam um comportamento maior, com atributos que trazem vantagens para uma instituição e valoração para o indivíduo; é a forma em como o trabalho é organizado, exigindo para tanto, competência e conhecimento por parte de seu gestor, na busca de implementação e administração pertinentes sob âmbitos financeiros, sociais, administrativos, recursos humanos e materiais, para que administre opatrimônio suprindo as expectativas e necessidades. Neste âmbito atua o gestor escolar, cuja competência é intrínseca e dirigida segundo os cargos e funções pertinentes à escola, bem como seu próprio desenvolvimento nos aspectos técnico, político e pedagógico, além de ter que desempenhar satisfatoriamente sua função, que são de cunho organizacionais, de comunicação, interação e características individuaispróprias; além disso, é necessário ser bom líder, valorizador de capacidades e pessoas, articulador, negociador, entre tantas outras atribuições fundamentais. A metodologia utilizada no estudo é a pesquisa bibliográfica, em que foi feita em livros, artigos, internet e revistas pertinentes ao assunto.

Palavras-chave: Gestão escolar. Competências. Objetivos. Gestor. Desempenho.

Rolândia,2014.



1 INTRODUÇÃO

A gestão escolar busca incrementar o processo educacional por meio de organização, mobilização e articulação na promoção de medidas e recursos os quais fundamentem seus propósitos e objetivos. Tais procedimentos são necessários a fim de garantir o sucesso, apoio e desenvolvimento socioeducacional na escola, motivando e capacitando seus alunos, formando cidadãos para umdia possam assumir seu lugar na sociedade.
A escola, no seu trabalho, direciona e apoia seu integrantes e alunos na obtenção de resultados, criando ações conjuntas e de integração com a comunidade a qual está inserida.
A gestão escolar, na sua função educacional, verificar os problemas que no local surgem, orienta seus docentes, encaminha seus alunos, investe e mecanismos e recursos quesubsidiem todos estes por meio de estratégias. Trata-se de uma dimensão, um enfoque de atuação cujo objetivo é maximizar a aprendizagem e significação dos alunos no cotidiano escolar, desenvolvendo competências necessárias como um indivíduo criativo que é.
Neste sentido atua o gestor escolar, cujas competências são várias, inclusive muitas vezes de educador, neste sentido, recai-lhe muitasobrigações e trabalho que nem sempre consegue dar conta. Trabalha como mediador, orientador, articulador, conselheiro, e mais tantas outras designações possíveis, além das pedagógicas.
Os conceitos de gestor eficiente se depara com o cotidiano do mesmo, no desenvolvimento de ações, relações e saberes os quais lhe são próprios, construídos a partir do conhecimento e competências as quais lhe são necessáriase apropriadas.
Diante estas posições, a relevância do estudo é de mostrar neste artigo, conceitos pertinentes sobre gestão escolar, o trabalho do gestor escolar e suas competências. Discute-se neste instante, a possível sobrecarga de funções que este profissional possui no desempenho de seu cargo.
O objetivo geral do estudo é demonstrar conceitos e fundamentos da gestão escolar. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao por competencia
  • LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009
  • Como Melhorar as Competência da Equipe Escolar Implantando o Sistema de Gestão Integrada da Escola
  • A GESTÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Gestão por competencias
  • Gestão por competências
  • Gestão por competência
  • Gestão por Competências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!