Gestão escolar e formação de professores da educação infantil: “a importância do brincar e a atividade de construção de brinquedos”

Páginas: 8 (1954 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
CAMPUS DE CAMPO MOURÃO – FECILCAM

GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: “A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E A ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS”

CAMPO MOURÃO
2011
TEMA: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: “A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E A ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS”

1 DELIMITAÇÃO DOTEMA

O respectivo projeto tem por finalidade deter-se na construção de brinquedos e o brincar como contribuição na formação continuada de professores da Educação Infantil em uma Escola Municipal de Campo Mourão.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Partindo do Estágio Supervisionado da Educação Infantil, e das observações participantes realizadas na Instituição Escolar do Municipio de Campo Mourão, notamosa carência de métodos pedagógicos que estimulem o desenvolvimento dos discentes de forma lúdica, compreendendo o brinquedo e o brincar como fatores intrínsecos do ensino – aprendizagem.
Para tanto, compreendemos a necessidade de instrumentalizar os professores da Educação Infantil, fornecendo subsídios concretos, como a construção de brinquedos, por meio dos materiais reciclados, que constituemrelações de mundo da criança, empregando os brinquedos e o brincar, no processo de desenvolvimento cognitivo e lúdico.
Concomitantemente ao trabalho de construção dos brinquedos o professor utilizará materiais reciclados, reaproveitando o “lixo”, visando à colaboração dos alunos no armazenamento dos materiais, promovendo assim, a conscientização dos educandos e dotando o professor de ferramentasimportantes para o trabalho pedagógico. Sendo a utilização de material reaproveitado uma alternativa para redução de custos dos brinquedos, e a reeducação ambiental, permitindo que os mesmos sejam produzidos nas escolas.
Nesse contexto, respaldadas nas observações realizadas no Âmbito Escolar, podemos auferir o seguinte questionamento: Como contribuir na instrumentalização do professor daeducação infantil, efetivando o processo de ensino aprendizagem de forma lúdica? Sendo o processo de formação continuada, imprescindível na atuação docente, subsidiadas pelo pedagogo enquanto orientador educacional e articulador no processo de ensino – aprendizagem, viabilizando a organização das práticas pedagógicas e consequentemente sua efetivação.

3 JUSTIFICATIVA

No processo de ensino eaprendizagem é imprescindível que o lúdico seja privilegiado na formação cognitiva dos alunos , pois é por meio dos brinquedos e brincadeiras que as crianças se socializam, aprendem regras, vivências, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente por meio das brincadeiras, contribuindo assim, para a sua integração com o mundo que acerca.
Ressaltamos que asbrincadeiras, devem ser apresentadas com objetivos claros, e não como forma de preencher horas vagas, pois o brinquedo exerce uma forte influência na formação da personalidade infantil, sendo este associado às necessidades das crianças durante a infância.
Neste contexto, Oliveira (1993) aborda a imaginação e a criação de regras específicas que o brinquedo proporciona, sendo a zona de desenvolvimentoproximal estabelecida como mediadora nas relações das crianças, oportunizando condições para executar certas atividades.
Para tanto, se faz necessário o aprimoramento dos educadores e sua instrumentalização, no que tange os conhecimentos necessários para o desenvolvimento das práticas de ensino, destacando a confecção de brinquedos a partir de sucatas, como forma de desenvolvimento da criatividadee socialização, ressaltando um novo olhar ao que denominamos de “lixo” como modo de transformação e preservação do meio ambiente. Transformação e preservação remetem no ensino, a compreensão da criança para a conscientização do brinquedo educativo, que necessariamente não precisa ser comprado, nesse aspecto a utilização da reciclagem, se coloca como intermediária na importância de preservação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do brincar e do brinquedo na educação infantil
  • Atividades Educação Infantil
  • A importância da formação do professor de educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO CIDADÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A gestão escolar com um novo olhar para o brincar na educação infantil.
  • A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
  • A importancia das diretrizes na formação e pratica do professor de educação infantil
  • pré projeto_ a importancia da formação do professor na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!