Gestão empresarial

Páginas: 7 (1730 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
Introdução
Gestão Empresarial
            As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para Gestão em diferentes áreas.
            Uma boa Gestão Empresarial está ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em queatua e se destaque da concorrência.
Gestão é atividade empreendedora de alguém que está engajado num empreendimento, reconhece viável uma idéia para um produto ou serviço, um negócio, e o leva adiante. O comprometimento com o empreendedorismo leva à inovação, que se nutre na mudança para criar valor. Vivemos em uma sociedade de caráter empreendedor, em uma economia empreendedora – o que conduz auma gestão empreendedora, pois o empreendedor não é apenas um dinamizador: é também um gestor eficiente. Outro conceito essencial da gestão do milênio é o de organizações que aprendem, mudando o paradigma de uma organização que trabalha rotineiramente para o de uma organização que aprende, adotando uma filosofia permanente que permeia e envolve toda a empresa, tendo como técnicas de gestão ocompartilhamento da informação, do conhecimento, a disseminação das melhores práticas, o empowerment e o aprendizado permanente.

Conceito?
Com que conceitos entender a Gestão Empresarial? Para simplificar, sugerimos entender a Gestão Empresarial como sendo a prática de alinhar propósitos, pessoas e processos através de decisões, atividades, recursos, informações, relacionamentos e avaliações, tudocom suporte digital. Neste sentido, uma gestão bem-sucedida leva à diferenciação competitiva de uma empresa.
Enxergando a empresa como um organismo vivo (não engessado por excesso de burocracia e tecnocracia) em seu ecossistema corporativo (nas suas relações com os stakeholders), ela precisa dispor de competências capazes de sustentar um crescimento com lucro. É aqui que se justificam aprofissionalização e modernização da Gestão Empresarial.
Muitas empresas fracassam por falta de práticas adequadas de Gestão Empresarial. Mesmo dispondo de conhecimento, muitas vezes não se sabe por onde começar e como implementar melhorias.
Por onde começar? Uma avaliação dos processos gerenciais e operacionais permite identificar os pontos críticos, a “massa crítica” para indicar as ações de melhoriasnecessárias, com impacto direto no resultado financeiro.
Para facilitar a sua compreensão alguns itens são citados, Como identificar se uma empresa realmente precisa de uma solução de Gestão Empresarial?
Se sua empresa tem até 20 colaboradores, já pode requerer a adoção de práticas modernas de Gestão Empresarial, que servem para prover soluções viáveis, de aplicabilidade imediata, em situaçõescomplexas.
Se sua empresa tem mais de 20 colaboradores, já precisa de um Modelo de Gestão Empresarial que desenha o processo de uma gestão executiva integrada.
Se a empresa necessita de uma solução de Gestão Empresarial, como se pode avaliar a dimensão e o escopo da mesma?
O melhor caminho é fazer uma avaliação diagnóstica, por mais simples que seja. Para saber por onde começar, buscar umaconsultoria para ajudar a fazer um diagnóstico sobre o negócio atual versus negócio potencial, acompanhado de recomendações sobre possíveis soluções para reduzir a distância entre a situação atual e a potencial. È preciso sistematizar a Gestão Empresarial, toda organização busca crescer com lucro de forma sustentável. Para alcançar esse anseio, a organização precisa ser competitiva: estabelecer seusobjetivos, trabalhar suas vantagens competitivas e conquistar (e manter!) uma posição de liderança no segmento de atuação.
O grau de competitividade depende diretamente do nível de produtividade da organização, medida pela relação entre o resultado produzido versus recurso consumido.
Para a empresa ser produtiva, não basta dominar a tecnologia do negócio; é preciso contar com pessoas dotadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão empresarial
  • Gestão Empresarial
  • Gestao empresarial
  • Gestão empresarial
  • Gestão empresarial
  • Gestão empresarial
  • Gestao Empresarial
  • Gestão empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!