Gestão empresaria

Páginas: 21 (5071 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES








FUNDAMENTOS DE MARKETING ANÁLISE BCG E SWOT REFERENTE AO PLASTICO VERDE DA BRASKEM







SÃO PAULO, SP
2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES







FUNDAMENTOS DE MARKETING ANÁLISE BCG E SWOT REFERENTE AO PLASTICO VERDE DA BRASKEM




Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos deMarketing ao curso de Pós-Graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas da Universidade de Mogi das Cruzes sob as orientações do Profº. Waldemar Giosa






SÃO PAULO, SP
2012






SUMARIO EXECUTIVO





A presente pesquisa tem o objetivo de demonstrar uma síntese da empresa Braskem e a utilização de dois instrumentos imprescindíveis para a implantação de novas estratégiasde negócios inseridos dentro do projeto Braskem 2020, a Matriz BCG e a Matriz SWOT, e a apresentação do produto inovador produzido através de matéria-prima renovável.






























Histórico da empresa Brasken

1.1. Caracterização da Empresa

A Braskem é a maior petroquímica das Américas e a terceira maior produtora de polipropileno do mundoe, tem como bases de sua estratégica a competitividade e autonomia tecnológica, alinhadas com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável.
Para a Braskem, o ano de 2010 foi muito promissor, conquistou relevantes resultados comparados com o ano de 2009 em sua estratégia de crescimento e internacionalização. Lançou novas plataformas de negócios com produtos feitos a partir dematérias-primas renováveis, combinados à evolução de seu desempenho operacional. Superou a crise econômica global, convertendo em realidade as oportunidades advindas de sua higidez financeira, do novo porte e de sua maior competitividade.
As aquisições da Quattor no Brasil e dos ativos de polipropileno da Sunoco Chemical nos Estados Unidos, permitiram-na a consolidar-se como líder das Américas naprodução de resinas termoplásticas e acessar um enorme potencial de criação de valor para seus acionistas.
Alcançou um expressivo aumento na taxa de operação das unidades da Quattor e a quase duplicação do seu EBITA. Com essa aquisição, a Braskem tornou-se o veículo preferencial de atuação da Petrobras no setor petroquímico. Contou com um cenário bastante positivo da economia brasileira, o quepossibilitou uma expansão da demanda interna por resinas termoplásticas em 15 %, e também com a elevação de preços de seus produtos, em linha com tendência do mercado internacional.

1.2. História da Empresa - linha do tempo
[pic]
Figura 1: Produto Braskem
A Braskem foi fundada em agosto de 2002, com a integração dos ativos petroquímicos dos grupos Odebrecht e Mariani à Copene Petroquímicado Nordeste S.A., antiga central de matérias-primas petroquímicas do Polo de Camaçari, na Bahia. A Companhia tornou-se a primeira petroquímica integrada do Brasil, ao combinar, em uma única organização, as operações da primeira e da segunda gerações da cadeia produtiva do plástico.
Em maio de 2009, a Braskem incorporou a Petroquímica Triunfo, no Polo do Rio Grande do Sul, e, no início de 2010, anunciouas aquisições da Quattor e dos negócios de polipropileno da Sunoco Chemicals, nos Estados Unidos, criando a Braskem America.

ANOS 1970
A Odebrecht, empresa de tradição no ramo da construção civil, entra no setor petroquímico em 1979, um ano depois da inauguração do Polo Petroquímico de Camaçari (BA). O primeiro passo para iniciar sua trajetória na petroquímica foi a compra de um terço docapital votante da Companhia Petroquímica de Camaçari (CPC), produtora de PVC.


ANOS 1980
A Odebrecht adquire participação no capital da Salgema, de Alagoas, fabricante de cloro-soda, e em outras empresas: Poliolefinas (produtora de polietilenos), PPH (fabricante de polipropileno) e Unipar (holding de empresas petroquímicas). Nasce a Odebrecht Química S.A., com a missão de administrar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica na gestão empresaria
  • GESTÃO EMPRESARIA EM SEGURO DE VIDA
  • Trabalho de direito empresaria
  • gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuario empresaria
  • empresaria
  • Empresarias
  • Empresária
  • empresaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!