Gestão em processos gerenciais

Páginas: 14 (3496 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO EM PROCESSOS GERENCIAIS

O PRODUTO DESDE A EMPRESA ATÉ O CONSUMIDOR

São José dos Campos
2011

O PRODUTO DESDE A EMPRESA ATÉ O CONSUMIDOR

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinasFundamentos de Marketing/
Comportamento do Consumidor/
Diagnóstico Organizacional/
Custos e Formação de Preço/
Seminário II.

Prof. Marcos Roberto Marques
Prof. Henry NonakaProf. Rinaldo José Barbosa Lima
Prof. Regis Garcia
Prof. Thiago Bazzoli

São José dos Campos

2011

RESUMO

Apresento neste trabalho a importancia do diagnostico organizacional nas empresas e de como a Matriz Swot pode ser utilizada como uma ferramenta valiosa para identificar asoportunidades de melhorias nas empresas, como marketing com os componentes do Mix de comunicação poderá ajudar na melhor forma de trazer novos clientes e rete-los na empresa, e verá tambem sobre custos e formação de preços dos produtos e verá algumas informações sobre as caracteristicas e os comportamentos dos consumidores da classe C que vem crescendo no Brasil em consumo.

INTRODUÇÃOHoje todas as empresas precisam trabalhar sempre com o diagnostico organizacional para que as empresas vejam suas transformações nos melhores resultados, na busca de um melhor custo e beneficio, na adequação e agilização dos processos, na eliminação de retrabalhos e desperdícios e o melhor é que terá um aumento da satisfação e fidelização do cliente.

E para conseguir chegar a umdiagnostico algumas empresas trabalham com a Análise SWOT que é uma ferramenta de gestão muito utilizada. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

A idéia de análise da Matriz SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercadoonde ela está atuando mostrando assim sua importância no apoio das estratégias das empresas como sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.

Análise SWOT – Ambientes Interno e Externo

Como já foi dito anteriormente, a análise é dividida em duas partes: oambiente externo e o ambiente interno à organização. Esta divisão é necessária porque a organização tem que agir de forma diferente em um e em outro caso.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da organização, já que ele é o resultado de estratégias de atuação definidas pela própria empresa. Desta forma, quando percebemos um ponto forte em nossa análise, devemos ressaltá-lo aindamais; quando percebemos um ponto fraco, devemos agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Isso não significa que não seja útil conhecê-lo. Apesar de não podermos controlá-lo, podemos monitorá-lo e procurar aproveitar as oportunidades da maneira mais ágil e eficiente e evitar as ameaças enquanto forpossível.

A análise SWOT deve ser realizada de maneira formal, uma vez por ano, mas as informações mais importantes devem ser monitoradas constantemente.

Ambiente Externo

Diversos fatores externos à organização podem afetar o desempenho da empresa. E as mudanças no ambiente externo podem representar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico de qualquer organização....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão em processos gerenciais
  • PROCESSOS GERENCIAIS MODELOS DE GESTÃO
  • PIM IV
  • pim 3 gestão de processos gerenciais
  • A Importância da Gestão de Processos Gerenciais para o Alcance dos Objetivos de uma Organização
  • Gestão em processos gerenciais pim i ii
  • Processos gerenciais
  • Processo gerenciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!