Gestão em Enfermagem

Páginas: 17 (4187 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
1. Qual a diferença entre estrutura formal e estrutura informal de uma organização?
Formal: - Planejada, formalizada oficialmente, aquela que está no papel.
Informal: refere-se a organização que não fora planejada, informalmente.
2.Quais os aspectos que caracterizam a estrutura organizacional?
Conjunto de valores, convicção, objetivos, normas, rituais e maneiras de resolver problemascompartilhados por seus membros. Reflete os objetivos e valores da instituição, valoriza dimensão e ética na cultura da organização.
3. Qual a importância da posição ocupada pelo serviço da enfermagem na estrutura geral da organização.
A importância e alcançar o objetivo da instituição. O SE corresponde 60% numa instituição de saúde.
4. Por que o planejamento é considerado suporte para realizaçãode mudanças?
Planejamento pode ser dividido em 3 elementos:
Propósito: reconhecer e planejar vem antes de todas as outras funções de gerenciar ou liderar, contribui para as metas da empresa, demonstra claramente o uso intencional de RH e financeiros de modo eficiente e efetivo.
Estrutura: e uma unificação criada para que a implantação dos planos se torne mais simples.um sistema unificado ecolocado em pratica para ser testado e comprovado.
Processo: Planos Flexíveis, para se adaptarem as mudanças,deve limitar a probabilidade de uma implementação bem-sucedida. Identificar fatores que possa acarretar erros.
Planejando, executando e avaliando juntos, esses profissionais desenvolvem habilidades necessárias à vida em comum com os colegas. Isso proporciona, entre outros aspectos,crescimento profissional, ajustamento às mudanças, exercício da autodisciplina, responsabilidade e união a nível de decisões conjuntas.
5. Discorra sobre: os métodos e técnicas adotadas na avaliação, a freqüência da avaliação, e o instrumento adotado.
A definição do como fazer a avaliação também resulta de decisões nos diferentes níveis da estrutura organizacional, quando se acredita que, para avaliardesempenho, não é suficiente a simples elaboração e aplicação de um impresso de avaliação.
A escolha do método que embasa o instrumento de avaliação e decisão quanto às técnicas a serem adoradas pelo avaliador devem resultar da mesma filosofia organizal que orientou a definição dos objetivos do programa. Isto é importante, a porque escolha do método e das técnicas implica, por exemplo, a maior oumenor participação do avaliado no processo avaliativo.
6. O que deve ser considerado na elaboração da escala de atividades?
 
A distribuição de pessoal de enfermagem para a efetivação da assistência deenfermagem é uma atividade complexa.Dispende tempo e requer da parte de quem a faz:
Conhecimentos relativos às necessidades da clientela;Dinâmica da unidade;Características da equipe deenfermagem;Leis trabalhistas.
7. Discorra sobre um tipo de comunicação oral e um de comunicação oral e um de comunicação escrita utilizados na enfermagem
Comunicação escrita. As mensagens escritas permitem a documentação. Elas podem, todavia, ser abertas a várias interpretações e, em geral, utilizam maior tempo do administrador. A maioria dos administradores é solicitada a realizar uma grande quantidadede comunicações desse tipo, necessitando, conseqüentemente, saber escrever com clareza.
Comunicação face a face. A comunicação oral é rápida, embora possa resultar no fato de que muito menos pessoas do que o necessário venham a recebe – la. Os administradores comunicam – se verbalmente em sentido "ascendente" e "descendente", formal e informalmente. Eles ainda se comunicam verbalmente emreuniões formais, com pessoas em seus grupos de trabalho de mesmo nível e durante as apresentações formais.
8. Qual é o conceito de manual e quais as etapas a serem seguidas para sua elaboração.
Instrumento que reúne normas e rotinas, ETAPAS PARA ELABORAÇÃO:
• Diagnóstico da situação;
• Determinação dos assuntos;
• Estruturação e confecção dos instrumentos;
• Implantação;
• Avaliação;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao da enfermagem
  • Competências de gestão em enfermagem
  • Gestão de Serviço de Enfermagem ATPS
  • Gestão hospitalar/ Enfermagem
  • Gestao em enfermagem
  • Gestão de pessoas aplicado à enfermagem
  • GESTÃO DE PESSOAS EM ENFERMAGEM
  • Processo de Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!