Gestão Educacional

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014


Introdução
É consenso no País de que não avançaremos para o grupo dos países desenvolvidos sem educação de qualidade. No entanto, as ações nesse sentido são lentas e as decisões morosas demais.
A Conferência Nacional de Educação – CONAE, espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, foi organizada para tematizar aeducação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, pais, profissionais da Educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, tiveram em suas mãos, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Já o PNE, PlanoNacional de Educação é o projeto de lei para vigorar de 2011 a 2020. Ele apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.
Espera-se, portanto, que a CONAE, por se tratar de um documento democrático e coletivo, contribua como esforço em pról da educação brasileira, como horizonte para a formulação e materialização de políticas de Estado na educação, sobretudo, para a construção do Plano Nacional de Educação citado acima.
Portanto, vamos a uma breve analise comparativa de alguns pontos desses dois documentos.



QUADRO COMPARATIVO

Documento do CONAE
PNE 2011/2020
Planejamento
* As dimensões, intra eextra-escolares, devem ser consideradas de maneira articulada, na efetivação de uma política educacional direcionada à garantia de educação básica e superior de qualidade para todos/as.

* As políticas devem estimular a motivação, a satisfação com o trabalho e a identificação dos/das professores/as com a instituição educativa (como local de trabalho),de modo associado à formação inicial econtinuada, bem como à estruturação de planos de carreira compatíveis com os/as profissionais da educação.





* Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em cinquenta por cento das escolas públicas de educação básica.



* Meta 16: Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto-sensu e garantir a todos formação continuada em sua área deatuação.
Avaliação
* é fundamental definir dimensões, fatores e condições de qualidade a serem considerados como referência analítica e política na melhoria do processo educativo e, também, consolidar mecanismos de acompanhamento da produção, implantação, monitoramento e avaliação de políticas educacionais e
de seus resultados, visando a produzir uma formação de qualidade socialmentereferenciada, nos diferentes níveis e modalidades, dos setores público e privado
* Institucionalizar e manter, em regime de colaboração, programa nacional de ampliação e reestruturação das escolas públicas por meio da instalação de quadras poliesportivas,laboratórios, bibliotecas, auditórios, cozinhas, refeitórios,
banheiros e outros equipamentos, bem como de produção de material didático e de formaçãode recursos humanos para a educação em tempo integral

* Realizar, em regime de colaboração, o planejamento estratégico para dimensionamento da demanda por formação continuada e fomentar a respectiva oferta por parte das instituições públicas de educação superior, de forma orgânica e articulada às políticas de formação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


Jogo de Interesses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Educacional
  • Gestão educacional
  • Gestão Educacional
  • O que é gestão educacional
  • gestao educacional
  • A gestão educacional
  • GESTAO EDUCACIONAL
  • Gestão educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!