Gestão Educacional

Páginas: 13 (3106 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
Introdução
Apresentaremos neste portfólio, um trabalho de pesquisa sobre a educação formal e a educação não formal, está realizada com cinco profissionais da educação em uma instituição não formal. Neste local são realizados cursos de dança, música, instrumentalização, teatro e artes plásticas. Está instituição conta com profissionais qualificados, cada qual na sua área, são mais de 800alunos, de todas as faixas etárias e todos os níveis socioeconômicos.
Além deste, falaremos também sobre dois outros assuntos, o primeiro é uma reflexão sobre a gestão de uma escola de educação formal, verificaremos se o processo de gestão escolar estudado por pedagogos, depois de formados é realmente posto em pratica na hora de administrar uma escola.
O segundo assunto ressalta sobre a importânciade espaços educativos não formais em nossa sociedade, lugares como praças, ONGs, igrejas, entre outros lugares onde também acontece a construção de conhecimentos e a socialização entre indivíduos, isso se dá a partir de experiências e situações que propiciem isso.











DESENVOLVIMENTO
2.1 Pesquisa e Prática Profissional
A instituição pesquisada tem participação ativa nacomunidade e na região, se fazendo presente através de seus grupos, alunos e professores em eventos promovidos pelo município, pelas escolas, clubes, empresas e pastorais.
A instituição também realiza trabalhos de pesquisa e projetos de resgate a cultura do município, com o objetivo de preservar a história da cidade para as futuras gerações. Está instituição, há 38 anos vem realizando o trabalho deeducar através da arte, realizando cursos de música, artes plásticas, teatro e dança para cerca de 800 alunos, de todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos, sendo que 90% destes contam com bolsas de estudos.
Este espaço conta com profissionais qualificados, cada qual em sua área, com três professores de dança, três de ates visuais, dezoito de música, dois de teatro, além da coordenadora deensino, diretoria e a parte da administração.
Para que a pesquisa fosse desenvolvida, fomos até a instituição de ensino não cada qual para uma atividade desenvolvida, com espaços bem amplos e iluminados.
Exemplos como iniciação as artes visuais, com armários para guardar os materiais usados nas atividades, as salas de dança tem espelhos na parede, barras de ferro para apoio e som, já para as aulasde musica a própria instituição fornece os instrumentos aos alunos que não tem condições de comprá-los, como piano, flauta, violão, teclado, entre outros.
Além das aulas, o espaço educativo não formal conta com anfiteatros, no qual são apresentadas a toda comunidade as atividades desenvolvidas durante todo o ano, como peças teatrais, cantos e sinfonias. Assim ajudando a desenvolver a auto estimados alunos.
Após conhecermos o espaço educativo não formal, entrevistamos alguns profissionais que ali atuam, a fim de descobrir o que eles compreendem sobre uma educação formal e uma educação não formal.
A professora x, psicopedagoga da instituição, a professora de artes visuais y, mestranda em educação UFRGS, especialista em pedagogia da arte pela UFRGS e licenciada em artes visuais pelaUERGS, o professor de música z, formado em bacharel em instrumento musical- Piano, pela UFRGS e mestrando em música – área de concentração em educação musical pela UFRGS, a professora de música k, maestro bacharel em música e habilitação em Regência do Coral da UFRGS, CAPS adulto e infantil e a professora w, formada em licenciatura da pedagogia séries iniciais e educação de jovens e adultos ePós-Graduação em Orientação Educacional.
Após conversarmos com esses profissionais, espaços educativos são todos os espaços onde acontece a construção de conhecimentos e a socialização entre os indivíduos a partir de experiências e situações que propiciem a isso.
São nestes espaços que aprendemos e compreendemos os conceitos já construídos pela sociedade, desenvolvemos novas aprendizagens a partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Educacional
  • Gestão educacional
  • Gestão Educacional
  • O que é gestão educacional
  • gestao educacional
  • A gestão educacional
  • GESTAO EDUCACIONAL
  • Gestão educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!