Gestão Educacional

Páginas: 7 (1508 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA – FALC
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
ALUNO: KÁTIA VERÔNICA RODRIGUES PINTO
DISCIPLINA: PRINCIPIOS E METODOS DA
ORIENTAÇÃO / COORDENAÇÃO ESCOLAR






RESENHA CRÍTICA





CAUCAIA
2012

O Papel do Orientador Educacional na Escola - Hausblene Carvalho

Hausblene Carvalho mora em Vilhena Rondônia, graduada em pedagogia pela REGES –Faculdade AVEC de Vilhena, é Pós-Graduada em orientação, supervisão e gestão escolar Latu-sensu pela Celer Faculdades de Xaxim-SC. Atualmente é orientadora municipal e tutora da Unopar Virtual.
Revendo a história enfoca que os objetivos da orientação educacional eram mais claros quando esta abordava a área de psicologia, mas houve mudança no enfoque da orientação escolar e agora que esta dáênfase aos aspectos sociológicos os objetivos deixaram de ser precisos pois mesmo em lei são apresentados uma diversidade de objetivos às atribuições do Orientador Educacional criando uma densidade de funções levando o orientador a ser visto, muitas vezes fora da esfera pedagógica.
A orientação educacional é colaboradora do processo pedagógico, atua hoje atendendo os paradigmas das ciências humanas eas novas necessidades do mundo moderno, diferente do que mostra o passado, que via a orientação educacional mais como um processo terapêutico com a finalidade de ajustar o aluno à escola, família ou sociedade. Hoje deve abordar uma orientação voltada para construção do cidadão participativo e consciente comprometido com a sociedade. A orientação deve estar voltada para o indivíduo de formacoletiva, participativa e contextualizada, procurando compreender e ajudar o aluno inserido em seu próprio contexto, com sua cultura e seus valores.
Hausblene afirma que, observando ao longo de sua trajetória, ainda há uma indefinição quanto ao que se pretende da Orientação e que houveram duas fases: Uma fase romântica que achava que a orientação resolveria todos os problemas do aluno e da escola. Eoutra fase tida como objetiva em que a orientação prestava serviço de várias ordens sem permitir que os alunos tivessem problemas, estava sempre atenta para dominar os conceitos, normas e padrões para não haver problemas tendo como ênfase principal a prevenção.
Hoje o aluno é visto como um todo em sua realidade, a orientação busca ajuda-lo a compreender aquele momento que ele esta vivenciando em suaprópria vida.
A autora sita as principais atividades do orientador que são três: Existencial, deverá atender alunos que precisem e querem orientação pessoal não apenas na vida escolar, mas na vida particular auxiliando em situações problemas, dúvidas, inseguranças e incertezas; Terapêutica, voltada aos estudantes com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento cujos casos precisam de umaassistência mais assídua e especializada; Recuperação, para os alunos que apresentam um déficit definido de aprendizagem e que precisa de recuperação, deve ser exercida em parceria com a Supervisão Escolar. Não só para alcançar certas notas, mas pesquisar juntos as causas que os levaram a este estado.
Ainda disserta sobre o comportamento ético do orientador, que uma vez que, atuando com oseducando, estes poderão vir a relatar fatos do convívio pessoal e familiar exigindo do orientador o absoluto sigilo destas informações evitando que isto possa causar danos psicológicos, moral ou social a qualquer dos envolvidos. Ressalta também que alem do comportamento profissional os aspectos éticos da sua conduta pessoal pois ele acaba se tornando uma figura exposta, conhecida e visada ao conviver compessoas de diferentes níveis muitas vezes servindo de modelo para alguns o que vem a exigir uma conduta irrepreensível.
Uma vez que a escola existe em função do aluno sem o qual não haveria a necessidade dela, também o Orientador Educacional deve estar a serviço do aluno a fim de que este tenha um ponto da apoio, um porto onde buscar um encaminhamento quando se sentir sem rumo ou possa por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Educacional
  • Gestão Educacional
  • Gestão educacional
  • Gestão Educacional
  • O que é gestão educacional
  • gestao educacional
  • A gestão educacional
  • GESTAO EDUCACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!