Gestão educacional

Páginas: 14 (3471 palavras) Publicado: 11 de março de 2012
UNIDADE TEMÁTICA Gestão Educacional, a identidade do Educador Gestor e os Aspectos Qualiquantitativos da Gestão Educacional

ROTEIRO DE ESTUDO 1
Aspectos qualiquantitativos da gestão educacional: dinâmica das relações interpessoais
Luciana Faleiros Cauhi Salomão

A disciplina: A especificidade do trabalho do educador-gestor: aspectos qualiquantitativos da gestão educacional serádesenvolvido em três roteiros de estudo que se complementam, mas traz cada um uma especificidade. No primeiro roteiro, trataremos da dinâmica das relações interpessoais nos ambientes educativos formais e não-formais. Uma habilidade muito importante para garantir o desenvolvimento das equipes, proporcionando a gestão de pessoas baseada em competências, num esforço gerencial para alavancá-las e desenvolvê-las.O segundo roteiro contemplará o estudo e a compreensão da função do gestor, da importância do planejamento e da avaliação institucional em uma perspectiva que considera a interdependência existente entre todos os sujeitos das organizações educacionais e entre estas e a sociedade. E, com o terceiro roteiro, buscaremos a compreensão dos aspectos qualiquantitativos da administração escolar.Discussão de ferramentas e estratégias para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das organizações com atividades educativas.

Objetivos
• Compreender a dinâmica das relações interpessoais nos ambientes educativos formais e não-formais. • Adquirir conhecimentos baseados em princípios que valorizem a gestão de pessoas baseada em competências. • Compreender a importância de se comprometercom a evolução pessoal e profissional dos recursos humanos sob a sua responsabilidade enquanto gestor, valorizando a evolução de cada pessoa em consequência ao processo de formação desenvolvido em seu ambiente de trabalho.

Uma conversa acerca dos aspectos qualiquantitativos da gestão educacional
Para iniciar o nosso estudo, proponho que reflitamos acerca dos termos educação formal e educaçãonão-formal, a partir de algumas indagações:
Etapa VII

121

O que busca cada uma delas? Será que têm propósitos diferentes ou será que ambas estão para facilitar e garantir as aprendizagens dos seres humanos? E essas aprendizagens, podemos dizer que provocam mudanças? Ou podemos dizer que são um processo de aquisição? Se provocarem mudanças, como acontecem? E se permitirem aquisições, como seprocessam? Será que de forma espontânea, informal, programada ou sistematizada?

Nessas indagações está a maioria de nossas respostas. Segundo Dinello (2007, p.105) a educação é uma ação para o crescimento em plenitude e o ser humano é um ser cultural que não nasce acabado e vai se cultivando com o tempo de vida. E é no contexto social, em contato com outros seres, que cada um de nós vaidesenvolvendo a personalidade e processando aprendizagens. Algumas aprendizagens são espontâneas e acontecem pela descoberta do mundo; outras aprendizagens se processam pela imitação dos modelos que nos rodeiam; e outras ainda, são facilitadas pelo esforço pedagógico dos adultos. Mas, seja de uma forma ou de outra, as aprendizagens têm a finalidade de transformar para assegurar o processo de vida, e só podemser processadas pelo esforço de quem aprende, e, por isso, vai se enriquecer com uma nova representação. Essa nova representação poderá ser: uma nova compreensão; a sistematização de conceitos; o desenvolvimento de habilidades; o cultivar da sensibilidade; a formação de valores; o estabelecer de princípios, hábitos de convivência; o fortalecimento da auto-estima; o desenvolvimento da ética e dasolidariedade; e, ainda, a instrumentalização. Segundo Dinello (2007, p. 59), instrumentalização significa instrumentar a mente.

122

Pedagogia - 631

Desenvolver os instrumentos mentais para a ação de realização. São os instrumentos que operacionalizam as possibilidades de ação do sujeito, através dos quais ele se realiza. Cada um experimenta, constrói, vai tirando conclusão, vai se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Educacional
  • Gestão Educacional
  • Gestão Educacional
  • O que é gestão educacional
  • gestao educacional
  • A gestão educacional
  • GESTAO EDUCACIONAL
  • Gestão educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!