Gestão educacional: uma questão paradigmática

Páginas: 4 (964 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Gestão Educacional: Uma questão paradigmática

Resenha Crítica

LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 5º Ed- Petrópolis, RJ: Vozes, 2006- (série Caderno de Gestão; vol.1)
Na apresentação desta obra Lück ressalta a necessidade dos profissionais que atuam no âmbito dos sistemas de ensino que estudem e discutam sobre administração e gestão educacional, pois estarãocontribuindo para formar uma grande rede com as escolas promovendo grandes avanços na educação. Já na Introdução Lück fala sobre a gestão educacional direcionando para o entendimento da qualidade deensino, neste volume a autora procura descrever a diferença entre administração educacional e gestão educacional, essas diferenças são propostas de modo a evidenciar o âmbito da administração elimites de sua concepção, e a necessidade de superação desses limites, por um conceito mais abrangente, capaz de olhar e orientar a dinâmica dos processos sociais que constituem os processos em educação.O Livro Gestão Educacional: Uma questão paradigmática é composto de uma apresentação e introdução, quatro capítulos num total de116 pg., todos da responsabilidade de Heloisa Lück o que traduz suaexperiência e competência na formação de gestores.
O primeiro capítulo vem tratar da evolução da gestão educacional que ganha evidência na literatura sendo reconhecido como base fundamental paraorganização das unidades e mobilização dos profissionais para melhoria da qualidade de ensino, o que estabeleceu uma mudança do enfoque de administração para o de gestão, ao longo da historia constatamosgrandes esforços para melhoria da qualidade de ensino, mas as ações isoladas só resultam em meros paliativos mesmo que existem ferramentas que condicionem essa melhoria, estes se tornam ineficazespor falta de ações articuladas e conjuntas. A gestão educacional não elimina a administração educacional apenas supera dando uma nova acepção mais significativa e de caráter transformador, já que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão educacional; uma questão paradigmática
  • Resumo do 1º capítulo de Gestão educacional: Uma questão paradigmática, de Heloísa Lück
  • A EVOLUÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA
  • A evolução da gestão educacional: Uma mudança paradigmática
  • resenha a evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática
  • Gestão educacional
  • Gestão Educacional
  • Gestão Educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!