Gestão dos custos

Páginas: 11 (2581 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
No ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas atualmente, verifica-se um crescimento significativo da divulgação sobre a importância de uma adequada gestão de seus custos, objetivando a manutenção de sua sustentação competitiva no mercado.
Para ser bem-sucedida nesse aspecto, a empresa deve implantar em seu ambiente operacional uma tecnologia de gestão compatível com as suasnecessidades gerenciais de controle dos elementos que compõem seus produtos, de avaliação dos resultados, de análise de margens de contribuição, de tomada de decisões de mudanças em processos de produção, de análise dos benefícios da utilização de tecnologias avançadas de produção e de apoio ao planejamento estratégico da organização.
A busca de um sistema de gestão de custos que atenda a essasnecessidades deverá ser empreendida mediante um prévio conhecimento por parte da empresa sobre as dificuldades com as quais poderá se defrontar neste percurso.
O presente artigo tem como objetivo tecer alguns comentários que possam ser úteis no sentido de elevar a compreensão sobre tais dificuldades. Esses comentários resultam de reflexões da autora baseadas em sua experiência como consultora naimplantação de sistemas de custos, em empresas de diversos ramos de atividade. As dificuldades usualmente encontradas foram sistematizadas através de uma base teórica e agrupadas em três áreas distintas: uma delas refere-se a aspectos conceituais; outra enfoca a compatibilização de objetivos; e a última considera os obstáculos na
implantação, propriamente dita.
No nível das questões conceituais, é muitocomum a verificação de uma dicotomia entre o conceito real de custos – fundamentado no uso dos recursos (materiais, mão-de-obra, equipamentos e tecnologia) e na exigência que estes recursos demandam pela sua remuneração na forma de salários, manutenção, impostos, retorno, que se traduzem em custos – e o habitual conceito utilizado para os custos sob a visão apenas monetária que eles representam.Normalmente, a visão monetária dos custos leva as empresas a adotarem ações no sentido de controles e reduções muitas vezes de forma indiscriminada, sem uma análise mais adequada sobre quais os recursos ou benefícios atingidos na forma de produtos ou serviços, não permitindo, ainda, a prática de técnicas de otimização dos recursos. Por otimização de recursos entenda-se, aqui, o esforço paraproduzir mais, com mais qualidade e menor desperdício.
A aceitação por parte da empresa de que os custos têm sua origem no uso dos recursos colocados à disposição da produção, visando-se, assim, atingir a produção planejada, evidencia que a ocorrência de custos não deverá ser encarada negativamente pela empresa, mas sim que esses custos estarão presentes sempre que haja atividade econômica e produção.Ainda quanto às questões conceituais, outro aspecto relevante é o entendimento e internalização, pelos membros da empresa, de uma visão de custos sob a ótica de um sistema de informações gerenciais estratégico. Nos termos de Abreu
sistemas de informações estratégicos são aqueles que mudam os objetivos, produtos, serviços ou relações ambientais de uma empresa. Os sistemas que têm este efeito sobreuma organização literalmente mudam a maneira pela qual a empresa faz negócios. Neste nível, a tecnologia da informação leva a organização a novos padrões de comportamento, ao invés de simplesmente dar suporte e sustentação à estrutura existente, aos produtos existentes e/ou aos procedimentos de negócios existentes.
Essa visão introduzirá na empresa a possibilidade de uma nova leitura sobre oscustos.
O primeiro e importantíssimo aspecto a ser considerado consiste na interpretação diferenciada e fundamental entre dados e informações de custos.
Em seguida, a promoção da integração entre as diversas áreas operacionais dentro da empresa e, por último, o reconhecimento de que um sistema de custos ultrapassa o conceito teórico e prático, aplicado a ele, de constituir apenas uma planilha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao de custos
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos
  • Gestao de custos
  • gestão de custos
  • GESTÃO DE CUSTOS
  • Gestão de Custos
  • Gestão de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!