Gestão do tempo

Páginas: 24 (5822 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
Administração do Tempo

1. Introdução

Discutir a questão do tempo é um desafio tanto instigante quanto complexo. Instigante, pois sendo um tema amplo permeia diversas áreas do conhecimento - tais como física, filosofia e psicologia, dentre outras – que quando consultadas mostram uma diversidade de entendimentos sobre um mesmo fenômeno. 

Complexo, pois remete à reflexão onde respostassimples não são encontradas e uma síntese possível sobre o tema, pode tornar-se superficial.

Considerando a dificuldade em estabelecer um entendimento único sobre o que é o tempo e qual é a melhor forma de aplicá-lo, os objetivos definidos para esse estudo foram direcionados a um público específico (estudantes universitários) e compreendem: 1) provocar a reflexão sobre o tempo, de modo que sejapossível identificar através, da percepção individual, os hábitos com relação ao uso do tempo; 2) orientar o uso do planejamento, em seu sentido mais amplo, como aliado na busca de produtividade e qualidade de vida; 3) oferecer informações sobre algumas práticas e ferramentas existentes para otimizar o uso do tempo.

Nesse sentido, vamos considerar que 100% dos participantes desse curso sãoestudantes universitários, que tem sua formação ligada a distintas áreas de conhecimento e se encontram em diferentes estágios de formação. Outra característica predominante desse grupo diz respeito ao fato de que, a maioria dos estudantes, já exerce alguma atividade profissional, embora ainda fora da área de formação.

Uma análise rápida e superficial do contexto atual, no qual os estudantes seinserem, faz emergir alguns aspectos que devem ser considerados:
1) O mercado atual exige que as organizações sejam competitivas para que possam garantir sua permanência. Esse fato concreto gera uma demanda para que, nas organizações de qualquer porte ou segmento, se procure cumprir a máxima ”mais com menos”, onde o “mais” significa mais qualidade (produtos e serviços), quantidade, inovação; e o“menos” se refere a custo (aplicação de recursos) e tempo (ou prazos de produção e entrega). Quem torna todo esse processo possível são as pessoas, os colaboradores das organizações. Portanto, os profissionais atuantes no mercado atual são pessoas das quais se exige o máximo de 
competência possível.
2) Para atrair e manter os profissionais mais eficientes, os chamados “talentos”, é possível perceber que,grande parte das organizações de ponta, passa a se preocupar, não só com as questões de remuneração e benefícios mas também com a qualidade de vida (com ênfase na gestão da saúde de seus colaboradores. Essa preocupação pode ser percebida através do volume de programas voltados a esse fim que vem sendo desenvolvidos e implantados.
3) Da mesma forma, é esperado que os profissionais inseridos nessecontexto, tenham uma atitude pro-ativa e de co-responsabilidade na busca de hábitos e práticas que viabilizem a manutenção ou aumento de sua própria qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Entendemos que a qualidade de vida está intimamente ligada à administração do tempo, pois para que haja a primeira é necessário buscar equilíbrio entre as várias esferas da vida, através dadedicação de atenção e, consequentemente de tempo para cada uma delas. Assim, pode-se considerar que a questão da administração do tempo é importante e atual, há uma grande demanda por orientações, cursos e literatura sobre o tema, tanto por iniciativa das empresas quanto dos profissionais. Para esse estudo, entende-se que a questão deva ser tratada da forma abrangente e séria possível, pois não serestringe a busca do sucesso profissional, a partir de sua competência, mas diz respeito a um posicionamento pessoal e consciente sobre como viver a vida, a vida que se quer levar.

BUSCANDO UMA COMPREENSÃO SOBRE O TEMPO

Mesmo sem a pretensão de definir o que é tempo, torna-se importante alinhar algumas idéias sobre ele e as diferentes interpretações que podemos ter sobre o tema. Dessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão do tempo
  • Gestão do Tempo
  • Gestão de Tempo
  • Gestão do Tempo
  • Gestão do tempo
  • Gestão do tempo
  • Gestão Tempo
  • Gestão do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!