Gestão do risco

Páginas: 9 (2218 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
1. Objectivo
O objectivo deste guia é definir o modo de actuação para a identificação dos perigos, a comunicação, valoração, avaliação, hierarquização e controlo dos riscos associados às actividades e processos de forma a determinar aquelas medidas correctivas que poderão ser implementadas, utilizando o sistema W.T.FINE

2. Âmbito
Este guia cobre todas as actividades e processos realizados naorganização ou pelas partes interessadas que realizem qualquer actividade para a mesma.

4. Definições e Abreviaturas

Perigo – Fonte ou situação com potencial para o dano, em termos de lesões ou ferimentos para o corpo humano ou danos para a saúde, perdas para o património, para o ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes.
Risco - Combinação da probabilidade e da (s)consequência (s) da ocorrência de um determinado acontecimento perigoso. O risco, é por definição, o produto da probabilidade de uma ocorrência, pela severidade (consequências provocadas pela ocorrência).

Risco tolerado – Risco que foi reduzido a um nível que possa ser aceite pela organização, tomando em atenção as suas obrigações legais e a sua própria política de SST.
P – Probabilidade, de que oacidente se produza quando se está exposto ao risco;
E - Exposição ao risco, período de tempo que os agentes receptores se encontram expostos ao risco de acidente;
C - Consequências normalmente esperadas no caso de se produzir o acidente;
GP - Grau de Perigosidade
GP = C x E x P
O nível de risco, permite estabelecer uma listagem de riscos segunda uma determinada ordem de importância(hierarquização).

FC - Factor de Custo, custo estimado em euros da acção correctiva proposta.

GC - Grau de Correcção, grau estimado em que será reduzido o risco por meio da acção correctiva proposta.

J - Índice de Justificação
J = GP/ (FC x GC)
Coeficiente encontrado pela divisão do Grau de Perigosidade pelo produto do Factor de Custo e o Grau de Correcção.

DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE

1 – Comunicaçãode Risco
Qualquer trabalhador que identifique um perigo deverá comunicar de imediato à sua chefia, procedendo a uma identificação da tarefa, perigo associado à sua realização e a uma avaliação preliminar da probabilidade, exposição e consequência;

2 - Apreciação da comunicação
Determinar qual o PT (posto de trabalho) identificado pelo titular, reunir informação pertinente sobre a tarefa(legislação, manuais de instruções de máquinas, fichas de dados de segurança de substâncias perigosas, processos e métodos de trabalho, dados estatísticos, a experiência dos restantes trabalhadores.) etc.

3 – Elaboração de lista de verificação sobre os factores de risco
Considera-se ideal utilizar uma lista de verificação tipo check-list que analise os possíveis factores de risco para cadasituação, não se focando apenas na tarefa, mas também no ambiente de trabalho (tabela 2).

4 – Identificação de perigos
Com base na comunicação de riscos e na check-list dos factores de risco, preenche-se o formulário de avaliação de riscos pelo método de W.T.FINE.
IMP.03.AR.FINE

5 – Valoração do Risco (P * E * C) = GP
Aplicando as tabelas do Quadro 2, 3, e 4 – valoriza-se o factor deprobabilidade, exposição e consequência.
O formulário W. T. FINE calcula automaticamente o produto dos factores, obtendo-se o GP - Grau de Perigosidade, associado ao risco.

6 – Identificação das acções correctivas a propor
De acordo com os princípios de prevenção, nomeadamente em obediência ao primado da protecção colectiva sobre a individual, propor acções correctivas que eliminem ou minimizem o risco,permitindo reduzi-lo a níveis toleráveis para a organização (quadro 5).

7 – Valoração da Justificação do Investimento
Aplicando as tabelas do Quadro 5, 6, e 7 – valoriza-se o factor de custo, grau de correcção e índice de justificação do investimento a realizar. O formulário IMP.03.AR.FINE calcula automaticamente o produto dos factores, obtendo-se (J) Índice de Justificação, associado à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de risco
  • Gestao risco
  • Gestão de Riscos
  • Gestao de risco
  • gestão de riscos
  • Gestão de Riscos
  • Gestao de risco
  • Gestão de risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!