Gestão do litoral

Páginas: 11 (2611 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu

Trabalho Prático

2006

Consequências da Actividade Turística na Península de Tróia e Estuário do Sado

Ana Ramos a, João Gentil b , Luís Madeira c
a – Geografia e Planeamento Regional, Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu, genimetralha@yahoo.com.br b – Geografia e Planeamento Regional, Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu, jpgentil66@gmail.com c – Geografia e Planeamento Regional, Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu, luispmadeira@gmail.com

RESUMO Gentil, João e Madeira, Luís e Ramos, Ana, 2006. Consequências da Actividade Turística na Península de Tróia e Estuário do Sado. Disciplina de Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu, 2006. A Península de Tróia e o Estuário do Sado constituem um património precioso, decaracterísticas ímpares, que deverá ser preservado. Assim com este trabalho pretende-se dar a conhecer as características do local, evolução e história. Pretende-se ainda dar a conhecer o projecto que actualmente existe para o local no âmbito do turismo e as consequências sobre o equilíbrio natural de uma área tão sensível. Conclui-se que existem ainda algumas questões por resolver nomeadamente no cruzamentocom o Plano Urbanização de Tróia e que devido à sensibilidade dos ecossistemas locais deverão ser consideradas medidas que minimizem ou anulem os impactes previsíveis. PALAVRAS CHAVE: litoral, fragilidade, turismo, ordenamento.

INTRODUÇÃO
Este trabalho insere-se no âmbito da componente prática da disciplina de Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu. A área em análise é a Península de Tróia eEstuário do Sado, tendo como tema as consequências sobre o equilíbrio natural, decorrente da nova vaga de desenvolvimento turístico para a região.

suportes. Num deles é levada à consideração a legislação em vigor em matéria de ordenamento do território, em geral e da península de Tróia, em particular. No outro é usada a documentação e informação já existente entretanto fornecida pelosparticipantes nos encontros do território’06, do curso de Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental – FCT-UNL, com o titulo: “Turismo e os Desafios do Desenvolvimento – Tróia Resort- “ de mãos dadas com a natureza”, em que os autores do presente artigo participaram.

O Turismo e o Ambiente são interdependentes, dado que o espaço físico, natural ou construído pelo homem, providencia muitas atracçõespara os turistas, podendo o desenvolvimento do turismo resultar em impactos negativos e positivos. Desenvolver e gerir o turismo, de maneira a que seja compatível com o ambiente, e não o degrade é um factor importante para concretizar um desenvolvimento sustentado.

A confirmação in situ da foto interpretação e leitura de fotografias e cartas da área resultou num conhecimento mais condensado darealidade, assim como, de alguns fenómenos referidos pelo discente da cadeira e na literatura da especialidade.

Preocupações com a protecção do ambiente deverão integrar o processo de planeamento e a selecção de formas de desenvolvimento turístico mais adequadas para o mesmo, contribuiem também grandemente para limitar impactos ambientais.

Paralelamente, no sentido de obter uma plataformacomum que reflectisse a opinião e interpretação dos autores, foram agendadas reuniões periódicas, que serviam como espaços de reflecção colectiva, permitindo assim a sintonia necessária para o desenvolvimento deste artigo.

RESULTADOS
Pode-se definir “estuário” como o sector terminal dos rios, até onde o canal fluvial é percorrido pelas correntes de maré e onde existem duas forças em constanteacção, a força da corrente fluvial e a força das marés.

MÉTODOS
Este artigo tem na análise da documentação existente o seu principal espaço de referência. Essa análise tem por base dois

Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu - 2006

Gestão e Ordenamento do Litoral Europeu

Trabalho Prático

2006

O Estuário do Sado é uma Reserva Natural da mais elevada importância ambiental,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • litoral
  • Litoral
  • GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA COSTEIRA DE UM TRECHO DO LITORAL SUL DO RN E SUA APLICAÇÃO NA GESTÃO COSTEIRA
  • Litorais
  • A educação como gestão estratégica para preservação dos recursos hídricos no litoral do Paraná.
  • Douro Litoral e Beira Litoral
  • potencialidades do litoral
  • litoral do pambas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!