Gestão do design

Páginas: 17 (4244 palavras) Publicado: 16 de junho de 2012
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
PRISCILA FERNANDES NEVES

gestão do design

gestão social
e o design

São Paulo
2010/02
GESTÃO SOCIAL

A partir do final do século XX, e início do XXI, a importância da área social mudou forma considerável. De acordo com Ladislau Dowbor “a área social, hoje, é o negócio”.
A transformação é profunda. No decorrer de meio século, passamos de uma visãofilantrópica, de generosidade assistencial, de caridade, de um tipo de bálsamo tranquilizador para as consciências capitalistas, para a compreensão de que a área social se tornou essencial para as próprias atividades econômicas.  (DOWBOR )

Dowbor entende que “A atividade econômica é um meio, o bem-estar social é o fim”, ou seja, não devemos melhorar a qualidade vida para assim melhorar aprodutividade econômica das empresas, e sim tem um desenvolvimento empresarial pensando na melhoria da qualidade de vida populacional.
O empreendedorismo social está começando a ser reconhecido como a grande fonte de mudança social e desenvolvimento em ambas as culturas, ocidental e oriental. Poucos, no entanto, reconheceram a sua dimensão histórica crucial e sua importância para o desenvolvimento humano,social e econômico. (SHINDLER, 2003, p.169)

De acordo com Carvalho, gestão social refere-se à gestão das ações sociais públicas
A gestão do social é, em realidade, a gestão das demandas e necessidades dos cidadãos. A política social, os programas sociais, os projetos são canais e respostas a estas necessidades e demandas. (CARVALHO, 1999, p.19)

A gestão social, (as políticas sociais aserem implantadas no país) teoricamente é de total responsabilidade do Estado. No entanto, devido à desigualdade social e à falta de capacidade do poder público em suprir as necessidades populacionais, houve uma descentralização do controle das políticas sociais, onde originou-se um envolvimento de participação popular, visando a melhoria na qualidade de vida da comunidade.
As análises convergempara a dimensão de que a gestão do social deve ser conduzida a partir do pressuposto do bem comum, em um processo descentralizado e participativo, que supere tanto o centralismo estatal quanto o “vale-tudo do mercado”, destacando-se as “virtualidades do desenvolvimento local onde se desenvolveram hoje iniciativas inovadoras de gestão social, que buscam integrar os diferentes setores e articularatores e organizações sociais em rede sinérgicas que potenciem as ações dos governos e da sociedade civil” (dowbor) p12

O Brasil destina 25% do PIB para as questões sociais, na opinião de dowbor esse montante de investimento não é pouco, e sim mal utilizado. O autor afirma que o pais necessita de uma reformulação político administrativa na área social.
O Governo Federal ausentou-se de suasresponsabilidades sociais descentralizando as suas atribuições de políticas públicas, repassando essas responsabilidades aos estados e municípios, que por sua vez adquiriram maior autonomia na utilização de verbas públicas para a resolução dos problemas sociais, assumindo somente o papel de fiscalização dos investimentos na gestão pública, conforme enfatiza Elizabeth de Melo Rico, que aponta a falta daexistência de:
um governo central, capaz de traçar uma estratégia nacional de combate à pobreza e a redistribuição de renda... é preciso estabelecer critérios transparentes para a aplicação dos recursos públicos e ampliar mecanismos de controle social” (RICO 1999, P. 14)

Em paralelo aos governos estatuais e municipais, instituições como ONGs e Empresariais (terceiro Setor) surgiram como apoiopara equacionar problemas sociais. Essas parcerias são fundamentais para a resolução da exclusão social, pois podem descobrir medidas inovadoras, que servirão como referências para implementação e elaboração de novas políticas sociais.
De acordo com Voltolini, o chamado terceiro setor e as ONGs são instituições de natureza privada, mas com finalidades públicas e sem visar o lucro. A visão destas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão design
  • Gestão do design
  • GESTÃO DO DESIGN
  • Trabalho de Gestão- Design de Interiores
  • O Design da Informa o na Gestão urbana
  • O design da informação na gestão urbana
  • A Gestão de Design como estratégia Organizacional
  • resumo gestão de design

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!