Gestão do Desempenho nas Organizações

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1 Introdução


A transformação é uma das características mais marcantes do ambiente empresarial no Brasil e no mundo nos dias de hoje. As mudanças nas organizações, no ambiente empresarial e na sociedade são profundas e ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado. A rapidez das mudanças tecnológicas, a globalização da economia e o acirramento da competição entre empresas e entre países geramimpactos significativos sobre a gestão das organizações, levando à necessidade de repensar seus pressupostos e modelos. Um dos impactos mais expressivos dessas mudanças no ambiente é, por parte das organizações, o aumento do nível de qualificação e de conhecimentos exigido dos profissionais, com implicações diretas na gestão de pessoas e nos modelos utilizados em sua administração.

A mundializaçãodos mercados é um fato inconteste, e a evolução tecnológica imprime uma mudança estrutural cada vez mais forte, seja entre as nações mais desenvolvidas, como também, e principalmente, entre os países em desenvolvimento, como o Brasil. Esta necessidade de atualização e de preparação para a competição é por demais sentida nestes “países emergentes”, visto que, na disputa por mercados globalizadosterão que enfrentar, de forma desigual, verdadeiros “monstros” da economia e da tecnologia.

Nas organizações, o impacto dessas mudanças materializa-se por intermédio de processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam ao ambiente empresarial novas tecnologias e novos modelos de gestão. É neste interessante panorama que configura-se como desafio às organizações desenvolver eutilizar instrumentos de gestão que lhes garantam um certo nível de competitividade atual e futuro.

Assim, as propostas para a obtenção de vantagem competitiva, apesar das diferenças de ordem semântica, parecem caminhar em uma mesma direção: gestão estratégica de recursos humanos; gestão de competências; acumulação do saber e gestão do capital intelectual. Percebe-se, nessas proposições, aênfase nas pessoas como recurso determinante do sucesso organizacional, uma vez que a busca pela competitividade impõe às empresas a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado. Nesse contexto, é possível visualizar a gestão do desempenho como instrumento que faz parte de um mesmo movimento, voltado a oferecer alternativaseficientes de gestão às organizações.


2 Desenvolvimento


Embora mecanismos de avaliação de desempenho tenham sido utilizados para o controle dos trabalhadores desde a antiguidade, foi com o surgimento do capitalismo e das grandes indústrias que a avaliação do desempenho humano ganhou maior significado. A utilização ampliada de processos e escalas para avaliar o desempenho de empregadostomou corpo com o advento do taylorismo, no início do século passado. As pesquisas de Taylor para a racionalização do trabalho deram origem às primeiras escalas de avaliação de mérito, aplicadas, na época, para disciplinar o trabalhador e interferir no seu modo de realizar o trabalho. Ao longo do século XX, a avaliação de desempenho passou das metodologias de controle dos tempos e movimentos paraprocessos que consideram o empregado e seu trabalho como parte de um contexto organizacional e social mais amplo (Guimarães, Nader e Ramagem, 1998). A partir da necessidade das organizações de contar com instrumentos para estimular o trabalhador a adotar ou reforçar determinadas atitudes, as técnicas de avaliação de desempenho foram sendo aperfeiçoadas, valendo-se, principalmente, de contribuiçõesdas Ciências Sociais.

Existem diversos mecanismos utilizados pelas organizações para a avaliação do desempenho humano no trabalho, cada qual procurando desenvolver metodologias adequadas às suas necessidades e finalidades. Enquanto, na perspectiva funcionalista, a avaliação é vista como um processo que visa ao desenvolvimento de recursos humanos e à melhoria da performance no trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da avaliação de gestão do desempenho para as organizações
  • A importancia da gestão de desempenho e do clima organizacional nas organizacões
  • Desempenho das Organizações
  • Desempenho nas Organizações
  • Gestão de desempenho
  • Gestão de Desempenho
  • gestão de desempenho
  • Gestão de desempenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!