Gestão do conhecimento

Páginas: 6 (1327 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
O que é o Ba (EXPLICAÇÕES)

Ba é um conceito criado pelo filósofo japonês Kitaro Nishida (1921,1970)e adaptado para o mundo corporativo, em 1996, por Ikujiro Nonnaka e Hirotaka Takeuchi .Literalmente seu conceito a grosso modo significa “lugar” ou “porto”.É definido pelo próprio Nonaka como um “espaço compartilhado em movimento”. Definimos o Ba como um contexto compartilhado em movimento, noqual o conhecimento é partilhado , criado e utilizado. .Ba proporciona a energia, a qualidade e os locais para desempenhar as conversões indivuduais de conhecimenro e percorrer a esperial de conhecimento ,em outras palavras,o bá é tempo e o espaço fenomelógico onde o conhecimento emerge,como “corrente de siginificado”(BOHM,1996).Embora seja mais fácil considerar o ba como um espaço físico como umasala de reuniões,ele deve ser entendido como interações que ocorrem em um tempo e local específicos como interações que ocorrem em um tempo e local específicos.O ba pode emergir em indivíduos,grupos de trabalhos equipes de projeto,círculos informais, encontros temporários,espaços virtuais como os grupos de e-mail e no contato da linha de frente com o cliente.O ba é um local existencial onde osparticipantes partilham seu contexto e criam novos significados através de interações.O ba é uma forma de organizar a criação de significados ,não um modo.
-BA Virtual-Sistemático(Systemizing ba)-Lugar em que é utilizado ferramentas da Tecnologia da Informação:Chats,Redes-On line, Video Conferências,Bancos de Dados,Intranets,etc.Utilização a combinação que é a conversão do conhecimento explicitopara explicito .Trata da criação de uma cultura organizacional do conhecimento,para que o conhecimento coletivo e individual permaneça na empresa compartilhados entre grupos.
-Ba do Treinamento(Exercing ba)-Lugar onde ocorre a integração dos conhecimentos criados anteriormente(Socialização, Externalização e Combinação,dando origem á conversão do conhecimento explícito em tácito. O ativo oriundoneste BA é conhecido como Know How ,onde se criam novos procedimentos comportamentais na organização,pela prática. O ba é suficientemente impreciso mas orientado de tal modo a favorecer a emergência coletiva de conhecimento novo sobre a base de participação dos indivíduos sem que estes arrisquem ,por uma razão ou outra, de perderem sua individualidade.

Como se organiza o Ba!
O Ba como , jámencionado anteriormente e também já classificado ,possui outros tipos Bas, esses ajudam ba transmissão do conhecimento através da esperial do conhecimento (SECI).Cada corresponde a uma etapa dessa espiral, ajudando a repassar e transformar os conhecimentos tácito e explicito dentro da corporação.

O ba é uma forma de organizar a criação de significados,não um modo de organização, como hierarquia oua rede. Uma empresa pode ser vista como uma configuração orgânica de vários ba, onde as pessoas interagem uma com as outras e com o ambiente, com base no conhecimento que possuem e no significado que criam quando as empresas são vistas como configurações orgânicas de ba, e não como estruturas organizacionais, é possível ver qual o tipo de conhecimento que deve e pode ser criado, quem são as“pessoas certas”com conhecimento ,sem estar restrito à estrutura organizacional existente. O ba não se limita a uma única organização, mas pode ser criado através dos limites de organizações e ele pode ser construído com um joint venture um fornecedor como uma aliança como um concorrente ou como uma relação interativa com clientes, universidades, comunidades locais ou mesmo com o governo, os membros daorganização transcendem o limite participando do ba e transcendem ainda mais o limite participando do ba quando ele está conectado a outro ba vamos ilustrar como uma empresa cria conhecimento através de vários ba.

Como exemplo de Seven-eleven a mais lucrativa loja de conveniência franquiada do Japão. Como as lojas da Seven-eleven tem espaço interno limitado é importante vender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!