Gestão do conhecimento

Páginas: 9 (2241 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
“As empresas bem-sucedidas não estão apenas enfrentando o paradoxo, mas sim tirando vantagem dele.” Da Sociedade Industrial para a Sociedade do Conhecimento mudou-se a forma de se ver o paradoxo. Influenciada pelo desenvolvimento do computador, foi desenvolvida a visão da organização como uma “máquina de processamento da informação”. A passagem para a Sociedade do Conhecimento elevou o paradoxopara algo a ser aceito e cultivado. Pois o conhecimento é formado por dois componentes aparentemente opostos: conhecimento explícito (que pode ser expresso em palavras, números ou sons) e conhecimento tácito (que não é facilmente visível e explicável, altamente pessoal). O conhecimento também é criado através de uma espiral que passa através de dois conceitos aparentemente opostos. A chave paraliderar o processo de criação do conhecimento é o raciocínio dialético, que transcende esses contradições. A criação do conhecimento inicia com a socialização e passa através de quatro modos de conversão, formando um espiral. São eles:
* Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência;
* Externalização: Conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão;
*Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação;
* Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.
Espiral do Conhecimento O novo conhecimento começa sempre com o indivíduo. O conhecimento pessoal de um indivíduo é transformado em conhecimento organizacional para a empresa como um todo, essa é a atividade central daempresa criadora de conhecimento. A distinção entre conhecimento tácito explícito possui quatro padrões para a criação do conhecimento organizacional:
1. Tácito para Tácito;
2. Explícito para Explícito;
3. Tácito para Explícito;
4. Explícito para Tácito.
Esses quatro padrões exigem interação entre eles, formando um tipo de espiral. O sucesso do futuro está associado àdistinta oferta de valor, só proporcionada pelo conhecimento. O alto nível de competitividade e exigência do mercado, orienta as empresas na busca por elementos capazes de gerar vantagem competitiva que além do caráter sustentado, proporcionem condições ao sucesso da organização dentro da chamada Nova Economia. Conceitos de outros autores:
* McKenna (1997) apresenta todo umrol de situações que mostram a necessidade das empresas se voltarem as práticas que assegurem a sobrevivência do negócio em um ambiente cada vez mais diverso. Fatores como potenciais geradores de vantagens competitivas estão sendo suplantados.
* Cavalcanti et alii (2001): Sociedade do Conhecimento demanda flexibilidade no modelo de produção, exige equipe comprometedora e empreendedor, além defeedback rápido.
* Mañas (2000): afirma que a prática do mercado mostra que uma nova economia e os negócios são cada vez mais pautados na transformação de informações em conhecimento.
* Drucker (1999): sustenta que as organizações contemporâneas devem dirigir suas atenções ao aprimoramento do capital humano, visando geração distinta de valor e a criação de vantagem competitiva.A transformação do conhecimento em algo relevante e distintamente percebido pelo mercado deve ser assumida como uma prática organizacional, já que, pode até mesmo assegurar a sobrevivência da empresa no atual cenário dos negócios.Um dos principais fatores no desempenho de uma organização consiste na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes que possibilite oferecer produtose serviços diferenciados no mercado. A competitividade e as mudanças no ambiente externo proporcionam as organizações não somente uma necessidade estratégica, mas sim uma necessidade no sentido de aprendizado em resposta as transformações globais. O campo de aprendizado é o aperfeiçoamento da capacidade individual com o desejo de trabalhar em conjunto para criar o novo conhecimento, cabe aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!