Gestão do conhecimento

Páginas: 12 (2935 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2012
Gestão do conhecimento

Introdução.
Nesse texto será relatada uma boa parte da gestão do conhecimento podemos ver as ferramentas usadas nos processos e forma de se aplica dentro de uma empresa, e em quais áreas ela contribui dentro da empresa. Na gestão do conhecimento as empresas adquiriram várias ferramentas para conseguir extrair novos conhecimentos assim como o empregado extraiconhecimento da empresa uma delas e a espiral do conhecimento ela sempre da um bom resultado, ela tem quatro processos de conversão conhecido como seci (socialização, externalizaçao, internalização e combinação). Gerenciar o conhecimento significa transporta-lo de estoque, no tempo real da tarefa que o demanda para o operador que a executa. Dependendo de sua complexidade e frequência o conhecimento podeestar armazenado em órbitas mais próximas (na própria máquina, ou cérebro do operador), ou bem, mas distantes – um consultor decisivo e aceito. É como o operador dispusesse de diversas órbitas, ao seu redor, para lhe entregar o conhecimento no momento em que precisar. A gestão do conhecimento significa disponibilizar o conhecimento útil da forma mais econômica, utilizando com eficácia os ativosdisponíveis, principais os intangíveis. Nesse texto também defini o cluster, que é a forma das empresas que competem entre si se cooperarem essa metodologia de gestão, ela não envolve apenas as empresas do setor em questão , mas um agrupamento que continuam disputando o mesmo mercado, mas que cooperam em metas que trazem ganhos mútuos.


Gestão do conhecimento

Na plt gestão do conhecimentodo autor (hirotaka takeuchi e ikujiro nonaka) o conhecimento é formado de uma espiral que passa através de conceitos aparentemente opostos como ordem e caos, micro e macro, parte e todo, mente e corpo, tácito e explicito. Gestão do conhecimento é um processo dialético no qual várias contradições são sintetizadas através de dinâmicas entre os indivíduos, a organização e o ambiente (nokata e toyama,2002), eles defendem que a chave para o entendimento do processo de criação do conhecimento é o raciocínio e a ação dialética, que transcende e sintetiza tal paradoxo.
Entretanto, se considerarmos as empresas e os indivíduos como entidades criadoras do conhecimento, também os consideraremos entidades em crescimento que podem ser atingidos simultaneamente. A Toyota desenvolveu seu própriosistema de produção, baseado em uma maneira totalmente diferente de pensar, e os atingiu. Acreditamos que uma empresa pode perseguir a economia da síntese através da criação do conhecimento para empurrar a fronteira para mais longe, não encontrando apenas um ponto ideal entre as restrições existentes.
No livro A gestão do conhecimento como solução do autor (Claus Jorge Süffert) aborda o outro lado dogc que é a pratica do conhecimento. Gerenciar o conhecimento significa transporta-lo de estoque, no tempo real da tarefa que o demanda para o operador que a executa. Dependendo de sua complexidade e frequência o conhecimento pode estar armazenado em órbitas mais próximas (na própria máquina, ou cérebro do operador), ou bem, mas distantes – um consultor decisivo e aceito. É como o operadordispusesse de diversas órbitas, ao seu redor, para lhe entregar o conhecimento no momento em que precisar. A gestão do conhecimento significa disponibilizar o conhecimento útil da forma mais econômica, utilizando com eficácia os ativos disponíveis, principais os intangíveis.
Gestão do conhecimento é uma forma de usar o entendimento do colaborador para aprimorar máquinas e processos de produção, por que oconhecimento esta dentro de todos e a empresa que usa essa ferramenta pode ter a certeza, vai ter o sucesso desejado e poderá ter um diferencial no mercado.
Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competitivo ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!