gestão do conhecimento

Páginas: 14 (3259 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
GESTÂO DO CONHECIMENTO
A gestão do conhecimento acredita que o conhecimento está na mente das pessoas, entre os colaboradores que por certo tempo atuando dentro de uma organização adquirem informações e conhecimento, nos quais levam consigo mesmos. O valor da empresa está em seus colaboradores onde cada um trás sua experiência e conhecimento profissional, fator que é essencial cujas empresastiveram que readmitir seus funcionários pelo fato de seus conhecimentos, valores e habilidades.
A gestão do conhecimento traz que, a quantidade de conhecimento e informações estão presentes nos entes que dela participam. As pessoas trazem com elas mesmas experiências e valores onde cada um de alguma forma contribui para o crescimento da empresa, agregando soluções pra os problemas do dia a dia.PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Na gestão do conhecimento estão em quatro processos:
Geração
Organização
Desenvolvimento
Distribuição de conteúdo
GERAÇÃO: Identificar o conteúdo desejado e incentivar as pessoas a contribuírem com idéias. Tanto barreiras tecnológicas como culturais e psicológicos têm de ser vencidas, por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade detrabalhar com computador ou utilizar-se das vantagens do email ou internet e outras tendem a guardar as idéias para si ou não trabalhar em equipe.

ORGANIZAÇÃO: Uma vez que a informação e coletada deve ser organizada e ordenada para ser representada e recuperada eletronicamente com rapidez e facilidade.
DESENVOLVIMENTO: A seleção e o refinamento do material para aumentar seu valor para osusuários. Material em excesso polui a informação e o conhecimento, dificultando seu uso e recuperação. Além disso, pode acabar sendo rebaixado ao nível de dados. É preciso decidir os conhecimentos que devemos armazenar na rede.
DISTRIBUIÇÃO: Forma como as pessoas acessam o material. Existem duas maneiras objetivas: tornando o material fácil de ser encontrado e encorajando seu uso.
Note-se que ostrês últimos processos não pressupõem outra forma de guarda e recuperação de informações, que não seja por meio de computadores interligado em redes. O acesso a este material precisa ser difundido de forma a protegê-lo contra usos indevidos.
A forma de recuperação também tem que ser bem elaborada, usando todas as técnicas disponíveis das ciências das informações, de modo a obter um rápido e fácilacesso pelos que necessitam usar esse material para o seu trabalho.
INFRA – ESTRUTURA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Para executar essas atividades, devemos considerar a organização, os papéis e as unidades tecnológicas.
ORGANIZAÇÃO: surgem unidades organizacionais para realizar essas atividades ou as que já existem ampliam suas responsabilidades para estabelecer, coordenar e gerenciar a tecnologiae instrumentos e para facilitar a captura, desenvolvimento e distribuição do conhecimento.
PAPÉIS: Vários novos papéis emergem, como principal executivo do conhecimento e gerentes do conhecimento.
TECNOLOGIA E INSTRUMENTOS: A maioria dos teóricos e especialistas concorda que não basta o estado da arte dos sistemas de informações para ser bem - sucedidos na gestão do conhecimento.
CRIANDO UMAORGANIZAÇÃO QUE APRENDE:
Essa definição começa bem simples, sendo ela desenvolvida em que novas ideias são ideais para o bom desenvolvimento do aprendizado.
Idéia é o gatilho de melhorias organizacionais. Mas elas são incapazes de sozinhas criarem o aprendizado. Sem que haja estimulo na troca de experiência e ideais não haverá mudanças.
Todas as organizações bem sucedidas tornaram-seexcelentes em converter os novos conhecimentos em novas formas de comportamento. Essas gerenciam ativamente todo o processo de conhecimento assegurando que estejam em aprendizado em diferentes políticas e praticas; definindo todo este que são blocos de construção das organizações.
De acordo com Nonaka (2001) “A organização que aprende é a que dispõe de habilidades para criar, adquirir e transferir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!