gestão do conhecimento

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
DIRETORIA DE CIENCIAS GERENCIAIS









GESTÃO DO CONHECIMENTO





Trabalho da disciplina Gestão do Conhecimento do curso em Administração, do Departamento de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Professora: Glaucia Costa












São Paulo
2013
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
DIRETORIA DECIENCIAS GERENCIAIS

Turma 8º A Período Noturno


APARECIDA ISABEL AGUIAR
LAURA
MANUELA
NATACHA
PAULO
RAFAELA
SAMUEL GODOI





GESTÃO DO CONHECIMENTO














São Paulo
2013
INTRODUÇÃO


O presente trabalho trata-se de um tema de grande importância para as organizações e para a sociedade num todo, pois a gestão do conhecimento hoje, se transforma emum valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, onde o conhecimento desempenha papel fundamental na historia.
O objetivo deste trabalho é entender sobre os conceitos de práticas da gestão do conhecimento presente na empresa Vale.
Sabemos que a gestão do conhecimento não é fácil de ser aplicada e entendida, pois se a mensagem não for bem transmitida, os colaboradores nãoentenderam a sua importância, por isto, as empresas precisam adotar e obter gestão do conhecimento através de estratégias de implantação, estar conscientes que gestão do conhecimento não se baseia somente no saber, mais sim quando aliado a sua gestão é que faz a grande diferença, pois apresenta um novo desafio a ser enfrentado para as empresas.
A gestão do conhecimento nas organizações garanteuma boa comunicação interna, ou seja, explicar a todos os colaboradores da organização qual é o seu papel e a sua verdadeira importância.





DESENVOLVIMENTO
1) Nome da empresa; ramo de atividade; abrangência geográfica; nº funcionários.

A empresa Vale foi fundada em 1.942, criada pelo governo brasileiro.
Em 1.997 a Vale do Rio Doce tornou-se uma empresa privada, além de ser umaempresa global atua em cinco continentes.
A empresa tem aproximadamente 100 mil empregados, entre próprios e terceirizados.



















2) descrição de todas as práticas que tem relação com a Gestão do Conhecimento na empresa pesquisada (tudo que seja: gerador, codificador, disseminador de conhecimento)

Através de a universidade Valê-la a empresa investe pesado paraque o conhecimento seja transformado em resultado. A gestão do conhecimento não é uma unidade provedora, o conhecimento está na cabeça das pessoas. O intuito é liderar e fazer com que as áreas promovam a sua própria gesta.
Gestão do conhecimento não é como um projeto, mas um desenvolvimento sustentado de competências e conhecimentos estratégicos
Quando se aplica a gestão do conhecimento,deve-se mudar o modelo cultural da organização, a comunicação tem que fluir de maneira eficiente, onde as pessoas serão avaliadas não apenas pelo cumprimento de sua função, mais sim pela contribuição que trazem para o capital intelectual da organização.














3) Conclusão Geral sobre as práticas analisadas, relacionando-as à importância da gestão do conhecimento nasorganizações.

CONCLUSÃO


Percebemos que ao aplicar a gestão do conhecimento, agregara e aproveitara os recursos que existem nas organizações, ira transformar e filtrar as informações através da aprendizagem continua, ajudando a detectar e corrigir erros.
Os benéficos são inúmeros, tanto para as empresas como para os colaboradores, pois aplicando a gestão do conhecimento nas organizações, fará com queos colaboradores se sintam estimulados a buscar e compartilhar seus conhecimentos, contudo, ajudara a se sentir mais valorizados e motivados, e com isto, aumentara o seu rendimento produtivo, auxiliando no desenvolvimento de competências e facilitara a comunicação entre colaboradores e empresas.
A gestão do conhecimento inserida de forma correta dentro das organizações buscara profissionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!