Gestão do Conhecimento

Páginas: 12 (2930 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva: duas faces da mesma moeda  Autor: José Cláudio Terra; Carolina Almeida 
(17) Recomendações | Recomendar esse artigo
As duas atividades devem ser coordenadas e integradas
 
Introdução
Gestão do Conhecimento (GC) e Inteligência Competitiva (IC) estão fortemente interligadas conceitualmente. Não faz sentido se analisar o ambiente sem umforte conhecimento de seu relacionamento com os processos internos da organização. Por outro lado, é fundamental compreender que não existe conhecimento puramente interno, pois as empresas são porosas e seus colaboradores estão em permanente contato com informações, pessoas e conhecimentos externos.

Apesar desta lógica conceitual, no entanto, o que verificamos na prática é que GC e IC sãofrequentemente tratados como parentes distantes e não como faces da mesma moeda. Infelizmente, esta desconexão existe em função de uma variedade de fatores. O fator mais importante, talvez, seja a divisão territorial que ocorre em certas organizações: Marketing, Vendas e Planejamento Estratégico tipicamente se ocupam da ligação entre o ambiente e os processos internos da organização e, portanto, daInteligência Competitiva, enquanto Sistemas de Gestão, RH e TI lideram as iniciativas de Gestão do Conhecimento, que, em geral, têm uma perspectiva mais interna voltada aos conhecimentos já existentes na organização.

Esta separação não seria de toda ruim se as duas atividades fossem melhor coordenadas e integradas, pois, afinal, ambas deveriam partir das diretrizes estratégicas da organização edeveriam utilizar, na medida do possível, sistemas de classificação, linguagem, ferramentas de comunicação, e infra-estrutura de informática compartilhados.
 
Interligação Lógica entre GC e IC
O quadro 1, abaixo, sintetiza, os principais sub-processos associados tanto à Gestão do Conhecimento (GC), como à Inteligência Competitiva (IC). A GC e a IC conduzem a uma organização mais deliberada esistemática das principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas para fomentar a inovação e articular a codificação, captura, análise, validação, disseminação, compartilhamento e uso de conhecimentos estratégicos do ambiente e que se encontram na própria organização.
 

 
De acordo com a representação no quadro acima, os processos da GC e IC são muito parecidos e, sempre quepossível, devem compartilhar dos mesmos direcionamentos estratégicos, taxonomia e infra-estrutura de informática.
• A GC tem tido normalmente uma perspectiva interna, ou seja está voltada principalmente para as informações e conhecimentos que são gerados e acumulados internamente à organização, mas que podem estar sendo sub-aproveitados na ausência de processos sistemáticos para sua codificação,compartilhamento e uso.
• Já a IC tem tido mais uma perspectiva externa. Isto significa que seus processos estão voltados principalmente para o monitoramento e internalização e interpretação de informações e conhecimentos do ambiente e da rede de parceiros, clientes e fornecedores.
 
Outra maneira didática de se verificar a complementaridade entre IC e GC é tomar um destes processos como âncora eanalisar a justaposição e contribuições das metodologias e ferramentas tipicamente associadas com o outro processo. Fazemos isto a seguir (no quadro 2), tomando as típicas fases para implementação de processos de IC como base de análise, quais sejam:
1. Alinhamento Estratégico
2. Planejamento
3. Coleta
4. Processamento e Análise
5. Disseminação e Uso
6. Proteção

Outra maneira didática de severificar a complementaridade entre IC e GC é tomar um destes processos como âncora e analisar a justaposição e contribuições das metodologias e ferramentas tipicamente associadas com o outro processo. Fazemos isto a seguir (no quadro 2), tomando as típicas fases para implementação de processos de IC como base de análise, quais sejam:
1. Alinhamento Estratégico
2. Planejamento
3. Coleta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!