Gestão do Conhecimento

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013



Avaliação a distância 1 (AD1)


Nome do aluno: Fernanda de Oliveira Vieira
Disciplina: Gestão do Conhecimento - DAD
Professor: Osny Taborda Ribas Jr.
Curso: Administração













Cresce a adesão a projetos de treinamento para desenvolver nas pessoas competências críticas ao negócio e também acelerar grandes mudanças nas organizações. 
 
O atual momento decrescimento econômico do País e de euforia pela futura realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, em 2014 e 2016, respectivamente, colocam em evidência a extrema importância de capacitar e educar pessoas, seja para enfrentar a crise internacional, seja para sustentar o crescimento interno e aproveitar as oportunidades dele decorrentes.

Hoje, todas as empresas que pretendem surfar não apenasna onda do crescimento econômico, mas também do real desenvolvimento, sabem que isto não será possível sem a formação permanente de pessoas.

Assista ao vídeo “Gestão do Conhecimento, de Gilson Coelho”, leiam o artigo “Porque as Empresas precisam da Gestão do Conhecimento” e com o apoio do material didático, responda as questões solicitadas, de acordo com as orientações fornecidas.

TEMA DOVÍDEO: GESTÃO DO CONHECIMENTO
AUTOR: Gilson Coelho
SINOPSE: O Consultor Gilson Coelho trata sobre a retenção de talentos na empresa, o baixo nível de turnover e o capital intelectual das empresas.
LINK DO VÍDEO: (http://www.youtube.com/watch?v=i2fkySV5B4E), acessado em 27/02/2013.

ARTIGO: PORQUE AS EMPRESAS PRECISAM DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Entenda o básico sobre gestão da informação e doconhecimento: imagine uma área da empresa onde o conhecimento importante está todo na cabeça de um especialista e ele resolveu ir embora. O que fazer para evitar isso? 

Por Guilherme Pierri- Gerente América Latina para Gestão da Informação & Conhecimento da Visual Presence. 

Vivemos em uma era em que o conhecimento está disponível a todo instante, a um clique de nossas mãos. A internet é umabiblioteca virtual instalada dentro da casa de cada um de nós, portanto, somos freqüentemente bombardeados com informações em tempo real. Isso, algumas vezes, até nos desvia de nosso foco principal.

Além disso, devido à enorme quantidade de informações disponíveis, grande parte do que acessamos é lido de maneira superficial, de forma rápida. O título de destaque e as poucas linhas quedescrevem a chamada tornaram-se mais importantes do que o conteúdo da matéria e sua real compreensão.

No passado, o acesso à informação era mais restrito, porém o conhecimento do contexto, o entendimento do conteúdo e a visão mais aprofundada dos assuntos eram maiores. Houve tempos em que a informação era considerada moeda corrente. A pessoa bem informada obtinha vantagens competitivas e dava saltos àfrente dos menos privilegiados. Não se pode afirmar que estes tempos tenham acabado por completo. 

Hoje, o acesso à informação não é mais privilégio de poucos, mas continua sendo valioso. Por isso, o grande segredo é saber gerenciar dados estratégicos para poder utilizá-los da melhor forma possível.

Este é o enorme impasse que as empresas enfrentam, pois, atualmente o “pulo do gato” está nagestão do conhecimento. Muitas informações importantes e detalhes dos processos de trabalho estão guardados apenas nas mentes dos profissionais. O desafio é manter a sabedoria e o conhecimento dentro de “casa”, mesmo depois que um colaborador deixa a companhia.

Criar processos

Desta forma, cada vez mais, a gestão da informação e do conhecimento transforma-se em um recurso valioso para ascompanhias. Por isso, deve-se priorizar a criação e a implementação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar,


criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa. 

Estes mecanismos e processos devem ser elaborados para assegurar que a empresa maximize o valor de um dos mais importantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!