Gestão do conhecimento

Páginas: 13 (3010 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações estão voltadas para a Gestão de Pessoas que passam por grandes transformações em todo o mundo, causadas por mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pela qual encaram sua relação com o trabalho e comportamento do mercado de trabalho através da Competitividade. Considerando que a sustentabilidade dosnegócios passa pela criação e Gestão do Conhecimento e sua interface com Gestão de Pessoas, fazendo com que haja uma aprendizagem contínua, valorizando o desempenho organizacional, o presente estudo trata da importância da aprendizagem organizacional voltada para o conhecimento e a gestão de pessoas. Assim, este artigo objetiva estabelecer a importância da Aprendizagem Organizacional e Gestão doConhecimento e a Interface com Gestão de Pessoas.

GESTÃO DO CONHECIMENTO
Todas as empresas geram e utilizam conhecimento ao longo de seus processos produtivos, porém para que o conhecimento produza vantagens competitivas é necessário que as empresas sejam capazes de capturá-lo através de seus sistemas e processos. Nos setores de serviços a importância da Gestão do Conhecimento em relação àgestão dos ativos físicos é amplamente visível. Terra (2000) afirma que todas as empresas praticam de alguma forma a Gestão do Conhecimento, pois não é possível conceber o trabalho humano sem o emprego da inteligência humana e porque as empresas, nos seus processos de trabalho e crescimento, estão invariavelmente reutilizando algum tipo de conhecimento para produzir bens e serviços para seusclientes.
Conceitos Básicos
As palavras dados, informação e conhecimento são freqüentemente utilizadas nas empresas de forma indiscriminada, sendo portanto necessário definir as diferenças existentes entre dados, informação e conhecimento e a forma como estas palavras serão consideradas neste trabalho.
Dados, segundo definição de Davenport & Prusak (1998), é um conjunto de fatos discretos eobjetivos, relativos a eventos, podendo ser entendido dentro da organização como registro de transações. Os dados isolados não possuem significado ou relevância, sua importância decorre por serem a base para a criação da informação.
Informação é o resultado do processamento dos dados de forma que tenham significado para seu receptor, possuindo valor real para decisões atuais ou futuras. São dadosinterpretados, dotados de relevância e propósito, Drucker (1999) apud Santos et AL (2001).
Conhecimento pode ser definido como a integração de idéias, experiências, intuição, habilidade e lições aprendidas, é a capacidade de transformar informação e dados em ação eficaz.
No âmbito das empresas é constituído por processos, práticas, documentos, rotinas e experiências pessoais. Os valores e ascrenças integram o conhecimento e determinam em grande parte o que o conhecedor absorve e conclui a partir de suas observações. Existe portanto uma hierarquia entre dados, informação e conhecimento. Os dados são componentes para gerar informação. A informação através da experiência, raciocínio e intuição será transformada em conhecimento para as empresas e as pessoas. O conhecimento é associadoação. O conhecimento pode ser avaliado pelas decisões e ações que desencadeia.

A figura descreve a hierarquia na geração do conhecimento:
A Visão de Nonaka e Takeuchi
Nonaka e Takeuchi, (1997) ressaltam as diferenças e semelhanças entre informação e conhecimento:“ Primeira, o conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromisso. O conhecimento é uma função de uma atitude,perspectiva ou intenção específica. Segunda, o conhecimento, ao contrário da informação, está relacionado à ação. É sempre o conhecimento com algum fim. E terceira, o conhecimento, como a informação, diz respeito ao significado. É específico ao contexto relacional”. Em sua teoria de criação do conhecimento organizacional, Nonaka e Takeuchi, classificam o conhecimento em tácito e explícito. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!