Gestão do conhecimento

Páginas: 9 (2077 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2012
Universidade Anhanguera – Uniderp


ATPS de Gestão do Conhecimento
Professor Ms. Rodrigo Rodrigues

Administração
Gestão do Conhecimento


Taubaté
2012
Introdução
Nos capítulos a seguir veremos o que é Gestão do Conhecimento, os conceitos e definições de diferentes autores.
Mostrará que gestão do conhecimento é um dos tópicos fundamentais dodesenvolvimento na sociedade do conhecimento. O importante é saber como se cria e se desenvolve o conhecimento nas organizações.
A Gestão do Conhecimento não pode ser criada sem a interação intensiva do externo e interno - o aprendizado dos outros, e as habilidades compartilhadas, devem ser internalizadas, modificadas, enriquecidas e traduzidas para se ajustarem à identidade eautoimagem da empresa.
Costuma classificar-se o conhecimento em explícito e tácito, em que o primeiro pode ser expresso em texto, dados, fórmulas, especificações, manuais e coisas do gênero, que podem ser facilmente transferidos. O segundo é mais sutil, inerente às pessoas e organizações, sendo difícil de formalizar e mais difícil de copiar.
Utilizando a gestão doconhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.
Hoje a empresa que quer se destacar usa a Gestão do Conhecimento.











Capitulo 1
Para definir e identificar a Gestão do Conhecimento foipesquisado dois autores diferentes para ter uma ideia clara e efetiva sobre o assunto. Os dois autores tem conceitos semelhantes.
Segundo a autora Maria Antonieta Rossato (2003), Gestão do Conhecimento é um processo estratégico contínuo e dinâmico que visa gerir o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados estimulando a conversão doconhecimento. Desse modo, a Gestão do Conhecimento deve fazer parte de estratégia organizacional e ter sua implantação garantida e patrocinada pela alta gerência, a quem deve estar subordinado todo o processo dessa gestão estimulando a conversão do conhecimento.
Segundo o autor Rivadávia Correa Drumond de Alvarenga Neto (2008), Gestão do Conhecimento ajuda as organizações a gerar conhecimento eusá-lo como recurso estratégico para alcançar seus objetivos e aumentar sua competitividade no mercado. O conhecimento existe na mente humana, mas, é difícil de ser transferir se não for compartilhado e extraído. A Gestão do Conhecimento auxilia na compreensão do conhecimento organizacional, portanto a criação do conhecimento organizacional é a ampliação do conhecimento criado pelos indivíduosque transmite suas ideias, cumprindo assim o ciclo que gera o conhecimento.
Um exemplo bem sucedido de Gestão do Conhecimento aplicada nas empresas sendo comparadas as definições apresentadas acima é a Honda. A empresa promove e estimula o desenvolvimento do conhecimento organizacional apostando em novas tendências de mercado, novos conceitos, novos slogans a fim de melhorar seurendimento aprimorando sua mão de obra e produtos. Para essa finalidade a Honda conta com novos administradores, engenheiros e designers, com idade média de 27 anos. A empresa criou o slogan “Vamos apostar” para identificar a nova equipe de desenvolvimento de produtos. Logo percebe- se que a Honda soube aproveitar e extrair o conhecimento de sua equipe através de um trabalho inovador e extremamentejovem obtendo o êxito desejado.
Pesquisamos e notamos que para uma organização favorecer o conhecimento novo dentro dela, as empresas visão ter iniciativas pioneiras e inovadoras buscando oportunidades de agregar valor e diferencial competitivo ao negócio, mas para obter sucesso é necessário explorar o conhecimento. Todo indivíduo possui conhecimento, que está dentro de cada um, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!