Gestão do conhecimento

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
ANDRÉIA PAULA BARBOSA




ATPS
GESTÃO DO CONHECIMENTO




PROFESSOR EAD. WALKER SOARES NASCIMENTO
PROFESSOR PRESENCIAL ELAINE CARVALHO ALVA
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO








DOURADOS/MS
2012


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
1. DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 04
2. A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 06
3. AS PRINCIPAISCARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
























INTRODUÇÃO

Para obter longevidade e competitividade as organizações são pressionadas a capacidades essenciais e sustentáveis voltadas para a inovação. O mundo contemporâneo é caracterizado por rápidas transformações na estrutura social,econômica, política e tecnológica; estas transformações incluem a ideia de organização como um sistema de geração de conhecimento e a ideia de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano.
A gestão do conhecimento é um campo de estudo em que as organizações procuram desenvolver, aliando-se à aprendizagem organizacional como forma de captar conhecimentos- chaves indispensáveis e agregarãovalor ao negócio e constituirão vantagem competitiva.
A competição acirrada no mercado pressiona as firmas a buscarem mecanismos que as colocam em vantagem competitiva, um dos resultados dessa busca é a adoção do cluster, uma forma inovadora de alcançar competitividade.





































1. DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTOA gestão de conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos, que nesta trabalham de maneira que eles estejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.

As empresas devem se adaptar rapidamente ao novo conhecimento, em geral as empresasproduzem mais informações e serviços e não somente bens físicos.

Trata-se muito mais de conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica; as empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o que mais preocupa os gestores nos dias de hoje.

A criação do novo conhecimento não se refere simplesmente ao “processamento” da informação objetiva, depende da exploração do insighttácita e, com frequência, altamente subjetiva das intuições e dos palpites dos empregados individuais e que as tornam disponíveis para testes e uso pela empresa como um todo. A chave para esse processo é o compromisso pessoal, a sensação de identidade dos empregados com empreendimento e com sua missão, disponibilizar para os outros é a atividade central da empresa criadora de conhecimento.Para Handy (1994, P.17):

“A inteligência é um novo tipo de ativo. Não se comporta como os outros tipos de ativos e nisso reside o paradoxo. Ao contrario dos outros bens, a inteligência não pode ser dada de presente e será sempre conservada, mesmo que compartilhada. Também não possível possuir a inteligência de outra pessoa, por mais que seja o dono da empresa na qual a pessoatrabalha. Se a pessoa sair da empresa e for embora, levará consigo a inteligência”.

Verifica-se que o conhecimento, a informação e os dados não são variáveis independentes, porém interdependentes, sendo necessário gerenciar estrategicamente por meio de criação, capacidade de adquirir e aplicar conhecimento, e o know-how, de acordo comhandy (1994), são as novas fontes de riquezas.

Ascondições favoráveis para tanto passam pelo processo SECI (SOCIALIZAÇÃO- EXTERNALIZAÇÃO- COMBINAÇÃO- INTERNALIZAÇÃO).Esse processo ajuda a entender o conhecimento que é criado através da interação entre o conhecimento tácito e o explicito permitindo quatro modos diferentes de conversão do conhecimento:

• De conhecimento tácito para conhecimento tácito, que chamamos de socialização;

• De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!