gestão do conhecimento

Páginas: 13 (3165 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013


Pólo Recife
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Gestão do Conhecimento


Alunos:
Adriana Pinto Silva – RA432467
Alexandre Alves Pereira – RA438513
Cláudia Fernanda Ramos de Carvalho – RA418656
Diego Vieira de Lima - RA420586
Jailson Mateus da Silva – RA418659



ATPS de Gestão do Conhecimento

CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO


Professora: Mônica Ferreira SatolaniTutora de Ensino à Distância: Ivania Ferreira Vaz




Recife, 18 de junho de 2013




Pólo Recife
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Gestão do Conhecimento







CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

ATPS de Gestão do Conhecimento




Conceito de Gestão do Conhecimento como Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Gestão do Conhecimento durante o 1º semestre docurso de Ciências Contábeis.




Recife, 18 de junho



RESUMO

Nesse trabalho nossa equipe se aprofundou no conceito de gestão do conhecimento, enfatizando assuntos como gestão e criação do conhecimento, trabalho em equipe, inovação, novas tendências e mudanças. Considerando que existem dois tipos de conhecimento e o desperdício desse potencial por prestadores de serviço e empresas.Esperamos que o conhecimento ora adquirido nos acompanhe por todo a vida acadêmica e profissional, de forma que as oportunidades sejam sempre aproveitadas na sua totalidade.



Sumário





1 – GESTÃO DO CONHECIMENTO – UMA INTRODUÇÃO

A gestão do conhecimento é uma disciplina que tem acendido muitos interesses nos últimos anos, tendo originado trabalhos, pesquisas, artigos einvestimentos de ordem cada vez maior. A cada ano que passa, as organizações reconhecem a sua importância e investem em pesquisa, trabalho em equipe e inovação, buscando o aprimoramento de seus produtos e serviços. As empresas já tem a certeza que, investindo em capital intelectual, fortalecimento da equipe e pesquisa, podem diminuir o curto benefício dos seus produtos e assim aumentar o faturamento. Empresascomo a Apple, americana do setor de informática, investe milhões de dólares em tecnologia, inovação e design. O resultado, se transformou em uma das marcas mais valorizadas do mundo.
O maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores, e os mesmos quando são ouvidos podem contribuir e se sentem valorizados, trabalhando com mais entusiasmo. Mas o que acontece quando otrabalhador vai embora? Quando ele sai de férias? É pensando em reter o conhecimento produzido que as empresas estão interessadas na gestão do conhecimento. Como controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios? Entendemos à partir deste trabalho que o conhecimento é a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e queimpactos no meio cada informação pode causar, de mode que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Sabendo como o meio reage, as organizações podem prever as mudanças e se beneficiar delas.
Podemos afirmar então que a gestão do conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação deconhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

2 – COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?

Os fatores de criação do conhecimento estímulo ao enfrentamento de desafios, compromisso consciente com a empresa, processo decisório participativo e conversão do conhecimento surgem como os que estão mais fortemente correlacionados e de forma positiva com osvalores organizacionais autonomia, realização, bem-estar do empregado, realização e preocupação com a coletividade. isto significa que as empresas que foram percebidas pelos empregados como aquelas que oferecem estímulos para enfrentarem desafios e participarem de processos decisórios são também as que oferecem possibilidade de agir com independência, valorizando competência, qualidade de vida no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!