Gestão do conhecimento

Páginas: 17 (4164 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
A Importância da Gestão do Conhecimento nas Organizações
Introdução:
No início da década de 90 e final do século XX, em tempos de enorme busca pela competitividade, o conhecimento passou a ser uma ferramenta imprescindível como recurso competitivo nas empresas e no universo econômico. A única vantagem sustentável que a empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que elausa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos. A aquisição do conhecimento passou a apresentar uma importância muito grande quando se percebeu que criar, organizar, reter e aprender configurou-se numa fórmula nova contra a concorrência e a favor do desenvolvimento no trabalho.
Como conseqüência destas constatações, várias empresas estão adaptando suas políticas derecursos humanos, qualificando melhor seus funcionários e a gerência, principalmente a situada no topo das organizações, que deve ser capaz de comunicar a todos os subordinados as estratégias da empresa, de forma que mesmo aqueles que estão nos níveis hierárquicos inferiores possam tomar decisões alinhadas às mesmas.
Algumas evidências são então percebidas, entre as quais está a importância doconhecimento, como fator a ser gerenciado para se alcançar o diferencial competitivo.
Reconhecer a importância do conhecimento para a dinâmica organizacional não é novidade, tendo em vista que o mesmo já era reconhecido pelos filósofos da antiguidade. A diferença neste momento é a tentativa de criação de mecanismos que favoreçam a efetiva utilização do conhecimento individual e grupal como fator dediferenciação das organizações e, principalmente, na criação do conhecimento organizacional.






O Conhecimento
Primeiramente é necessário que se saiba a diferença básica entre dados, informações e conhecimentos.
Para uma organização, dado é o registro de transações, ou seja, “É o conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos”. Entretanto os dados não tem significadopróprio se não forem analisados. A partir da seleção e estudo desses, é que podemos criar as informações, que serão essenciais para a criação do conhecimento, logo são dados interpretados, dotados de relevância e propósito.
Conhecimento pode ser definido como ”o conjunto de crenças mantidas por um indivíduo acerca de relações causais entre fenômenos”. Pode-se entender relações causais como relações decausa e efeito entre ações e eventos imagináveis e suas prováveis conseqüências. O conhecimento da empresa é fruto das interações que ocorrem no ambiente de negócios e se desenvolve através do processo de aprendizagem. O conhecimento pode ser entendido como o conjunto de informações associadas à experiência, à intuição e aos valores.
Existem dois tipos de conhecimento
O tácito que está maisligado à individualidade de cada um, às experiências que obtivemos e está muito próximo dos fatores intangíveis do cotidiano. Esse tipo de conhecimento é muito valorizado nas organizações, já que é único e difícil de ser replicado pela ocorrência. Tácito, no entanto, não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado.
O explícito, que está mais próximo doconhecimento científico. Tem grande facilidade de ser repassado através de um aprendizado didático.
O conhecimento na organização se cria através de diversos níveis de interação social. A fim de apresentar uma melhor compreensão de como o conhecimento é criado e de como sua criação pode ser gerenciada, propuseram um modelo de conversão do conhecimento. O modelo pressupõe quatro formas de conversão doconhecimento.


De tácito para tácito – Socialização – Compartilhar o conhecimento diretamente com outro. Este modo de conversão do conhecimento denominado socialização configura o processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito. É a conversão que surge da interação do conhecimento tácito entre indivíduos, principalmente através da observação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!