Gestão do conhecimento

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Gestao do conhecimento.
1º etapa:

A Gestão do Conhecimento na Natura: o Brasil que Conhece o Brasil

Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competitivo ao negócio.
Quanto mais informal for a empresa e intangíveisforem os ativos envolvidos até se chegar a um serviço ou produto final diferenciado, mais necessária e economicamente atrativa é a gestão do conhecimento envolvido.O desafio da gestão do conhecimento no Brasil é o país, antes de tudo, conhecer a si próprio.
Querelas do Brasil. Maurício Tapajós e Aldir Blanc O reconhecimento do valor e da importância do conhecimento para a gestão do negócio éintrínseco, por exemplo, ao próprio sistema de venda por relações, adotado como opção estratégica para comercializar os produtos da marca Natura. Desenvolveu-se, então, um portal de conhecimento, reunindo informações, conceitos e registros de conhecimento acerca das práticas do modelo comercial.

Criação e gestão do conhecimento

A historia sobre a criação do termo gestão do conhecimento teveseu inicio com a automação, por volta de 1970, em que os sistemas de computadores eram denominados “processadores de dados”, pretendia-se com esta caracterização conduzir a noção de grupos de dados que alimentavam computadores e os quais processava-nos individualmente ou ainda em pequenos grupos.
Após esta fase iniciou-se um processo em que os dados estavam combinados com uma estrutura e rótulos,o que configurou o “processamento de informações”. A principal diferença desta fase com a anterior e que nesta os dados não eram gerenciados de forma isolada, tornou- se possível estocá-los em tabelas permitindo operações um pouco mais complexas.
Notadamente, tanto as especializações em negócios como nas pesquisas entre os acadêmicos, a ênfase dada à gestão do conhecimento aumentou rapidamentenos últimos tempos.
Teece (2000) identifica três objetivos fundamentais, os quais estão alinhados com a evolução abordada por Dillon, que caracterizam o movimento da gestão do conhecimento:

1º A criação de “depósitos” de conhecimento com informação externa: inteligência competitiva e melhor pratica; e com informação interna: relatórios de pesquisas internas; e, conhecimento internoinformal como discussões em base de dados.
2º O aprimoramento do acesso ao conhecimento e com isso a reutilização deste por meio do desenvolvimento de ferramentas analíticas com interfaces amigáveis.
3º Valorização do ambiente de conhecimento organizacional, incluindo a espontaneidade dos indivíduos para compartilhar o seu conhecimento e experiências.
O conhecimento é reconhecido comofator-chave a competitividade das organizaçõess, muito além do gerenciamento do conhecimento, a sua criação representa um recurso estratégico para as empresas. As condições favoráveis para tanto passam pelo processo SECI (Socialização - Externalização -Combinação - Internalização). A avaliação do conhecimento existente e a comparação com as necessidades futuras constituem-se na gestãoestratégica do conhecimento.
Para Spender (2001, p.37): “o termo conhecimento deve estender-se alem das patentes ou do conhecimento incorporado nos artefatos humanos e envolver o ato de conhecerrevelado na solução de problemas e nas praticas produtivas de individuais ou grupos na organização”.
O conhecimento é altamente pessoal e difícil de realizar, o que dificulta sua transmissãoecompartilhamento. Palpites subjetivos, insights, intuições, valores e emoções fazem parte desta categoria (NONAKA, 1991).
Por outro lado, o conhecimento explícito pode ser expresso em palavras e números, sendo facilmente comunicado e compartilhado sob a forma de dados brutos, fórmulas científicas, princípios universais, especificações e manuais.O conhecimento explícito pode ser facilmente transmitido,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!