Gestão do conhecimento

Páginas: 12 (2998 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
Gestão do Conhecimento
Importância da Gestão do Conhecimento para a inovação:
Definida como uma Rede Global de Inovações, a Siemens é a prova viva da importância da Gestão do Conhecimento para a inovação. Intuitivamente, percebemos que, para focar em produtos, serviços, e idéias novas, é necessário ter:

1. Uma alta capacidade de aprendizagem;
2. Uma alta capacidade de gestão docapital intelectual;
3. Uma alta capacidade de criar dinamicamente redes de pessoas criativas;
De forma um pouco mais pragmática, podemos entender um pouco melhor o contexto da inovação no século XXI a partir do seguinte gráfico:

A tendência apontada por esta figura é clara: os ciclos de inovação são cada vez mais rápidos, implicando a necessidade nas organizações de saber aumentar a suapotência de aprendizagem e a sua capacidade em saber lidar com eficiência com o seu Capital Intelectual.
Como afirma o próprio presidente da Siemens AG, o Dr. Enrich Von Pierer: "Nossa prioridade é gerenciar e colocar em rede o nosso conhecimento interno, de forma a nos tornar ainda mais eficientes e proporcionar maiores benefícios aos nossos clientes. [.] Como resultado, somos capazes deaprender mais rapidamente e podemos concentrar a nossa força inovadora no desenvolvimento de novos produtos e serviços."
Na Siemens, em 2002, 70% do faturamento vinha de produtos lançados há menos de três anos!

Ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento:
As nossas práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento podem ser resumidamente divididas em três tipos:
1. Knowledge Sharing(Compartilhamento do Conhecimento)
2. E-learning (Aprendizagem Eletrônico)
3. Competence Networking & Management (Gestão e Redes de Competências)
Na categoria Knowledge Sharing, encontramos três tipos de práticas / ferramentas:
a) Siemens Sharenet: é uma ferramenta mundial de comunidades de prática para compartilhamento de conhecimento, através de tecnologias de colaboração síncronas(Chats), e assíncronas (News, CoPs, Fórums, Document Management, Urgent Requests, etc.)

b) People Sharenet: é uma prática de compartilhamento mundial de recursos intelectuais baseada em ofertas e demandas de conhecimento visando a fomentar intercâmbios de conhecimentos baseados em aprendizagem face-2-face e job-rotations:

c) Happy Hour do Saber: é uma prática informal de palestras, aonde sãocompartilhados conhecimentos essenciais da organização de forma mais "tácita" e espontânea;
Na categoria e-learning, encontramos a nossa ferramenta de autoria e aprendizagem Intranet, Hestia:

Está ferramenta permite criar e-learning de forma distribuída e colaborativa sem necessidade de se ter conhecimentos de informática. Ela permite também o acompanhamento do desempenho dos alunos.Finalmente, na categoria Competence Networking & Management, temos a nossa ferramenta de Gestão e Redes de Competências Athena:

Além de permitir descobrir sistematicamente "quem sabe o que" na organização, a ferramenta permite o levantamento de métricas sobre a distribuição das competências na empresa.
SIEMENS

Com 150 anos, a Siemens é hoje uma potência global em engenharia electro-electrónica. Commais de 426 mil colaboradores em mais de 190 países, a empresa trabalha para desenvolver e fabricar produtos de ponta, planear e instalar sistemas e projectos complexos, bem como para elaborar diversas soluções dedicadas, de acordo com as exigências dos seus clientes. Em 2003 a empresa facturou, mundialmente, mais de 74 biliões de euros.

Reconhecida pela sua actividade central, a Siemens começatambém a ser referenciada como um exemplo de boas práticas na área da gestão de conhecimento.

A esse propósito, falámos com Filipe Cassapo que gentilmente nos cedeu algum do seu tempo. Filipe Cassapo é Gerente de Tecnologia da Informação, responsável corporativamente pelo tema Gestão do Conhecimento e da Informação para a Região MERCOSUR (Brasil, Argentina, Chile).

A Siemens reconhece que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!