Gestão do conhecimento

Páginas: 16 (3766 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Gestão de Conhecimento





1)O que significa minerar dados? Cite duas aplicações dessa tecnologia.


Minerar dados consistia essencialmente em extrair informação de gigantescas bases de dados da maneira mais automatizada possível. Atualmente, mineração de dados consiste sobretudo na análise dos dados após a extração, buscando por exemplo levantar as necessidades reais ehipotéticas de cada cliente para realizar campanhas de marketing. Assim, uma empresa de cartões de crédito, por exemplo, tem uma mina de ouro de informações: ela sabe os hábitos de compra de cada um dos seus seis milhões de clientes. O que costuma consumir, qual o seu padrão de gastos, grau de endividamento, etc. Para a empresa essas informações são extremamente úteis no estabelecimento do limite decrédito para cada cliente, e além disso, contém dados comportamentais de compra de altíssimo valor. Os seguintes pontos são algumas das razões por que o mineração de dados vem se tornando necessária para uma boa gestão empresarial: os volumes de dados são muito importantes para um tratamento utilizando somente técnicas clássicas de análise, o usuário final não é necessariamente um estatístico, aintensificação do tráfico de dados (navegação na Internet, catálogos online, etc) aumenta a possibilidade de acesso aos dados.


2)O que significa “competências essências”. Exemplifique. Sugestão: procure um artigo de periódico relacionado ao tema, na base de dados Scielo.


O cuidado com as competências existentes na organização pode garantir que elas sejam vistas em suatotalidade e, se utilizadas na prática da melhoria contínua, levem ao aperfeiçoamento autossustentado e continuado dos processos da produção.


A melhoria da produção deve ser tratada de forma completa, o que requer alanceamento e integração dos sistemas técnicos e sociais.


3)Descreva os 4 pilares básicos da Economia de Conhecimento.


• Aprender a conhecer


Este tipode aprendizagem que visa nem tanto a aquisição de um repertório de saberes codificado, mas antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento pode ser considerado, simultaneamente, como um meio e uma finalidade da vida humana. Meio, porque se pretende que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia, pelo menos na medida em que isso lhe é necessário para viver dignamente, paradesenvolver as suas capacidades profissionais, para comunicar. Finalidade, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir. Apesar dos estudos sem utilidade imediata estarem desaparecendo, tal a importância dada atualmente aos saberes utilitários, a tendência para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar cada vez mais, as alegrias doconhecimento e da pesquisa individual. O aumento dos saberes, que permite compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir. Deste ponto de vista, há que repeti-lo, é essencial que cada criança, esteja onde estiver, possa teracesso, de forma adequada, às metodologias científicas de modo a tornar-se para toda a vida "amiga da ciência” [1]. Em nível do ensino secundário e superior, a formação inicial deve fornecer a todos os alunos instrumentos, conceitos e referências resultantes dos avanços das ciências e dos paradigmas do nosso tempo.


Contudo, como o conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente, torna-secada vez mais inútil tentar conhecer tudo e, depois do ensino básico, a omnidisciplinaridade é um engodo. A especialização, porém, mesmo para futuros pesquisadores, não deve excluir a cultura geral. "Um espírito verdadeiramente formado, hoje em dia tem necessidade de uma cultura geral vasta e da possibilidade de trabalhar em profundidade determinado número de assuntos. Deve-se, do princípio ao fim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!