Gestão do conhecimento

Páginas: 14 (3409 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
Introdução

Diante do cenário atual, as organizações encontram cada vez mais dificuldade para se destacar no mercado que cresce e se torna mais competitivo com o passar do tempo. O que antes era considerado um diferencial, como, por exemplo, qualidade, hoje é uma exigência do cliente, que se não atendida colocará a empresa fora do mercado.
Sendo assim, muitas empresas estão planejando suasestratégias de acordo com a visão baseada em recursos, que considera os recursos tangíveis e intangíveis da empresa para a geração de vantagem competitiva. Dentre tais recursos está o capital humano, que pode ser mais bem gerido e trazer melhores resultados para a organização, e está o conhecimento organizacional, que pode vir a ser um ativo estratégico.
O aprimoramento do capital humano daorganização envolve, essencialmente, dois conceitos: gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, e a partir deles, o desenvolvimento de competências essenciais, que pode gerar vantagem competitiva.

Aprendizagem Organizacional

A aprendizagem organizacional é um processo de mudança de comportamento que ocorre devido a algum(s) estímulo(s) e implica em desenvolver novos conhecimentos.
Umadas questões que Prange (2001) coloca para este tema é quem aprende, ou seja, quem é o sujeito da aprendizagem, se são os indivíduos da organização ou a própria organização. Alguns autores defendem que é o indivíduo que aprende, na medida em que são eles que criam as condições que permitem a aprendizagem, a organização é somente uma fonte primária de aprendizagem. Os que defendem que é aorganização que aprende, dizem que aprendizagem organizacional não é a soma das aprendizagens individuais, mas sim, é algo maior.
Segundo Fleury e Oliveira (2000), o processo de aprendizagem se dá em três níveis: individual, grupal e organizacional. O primeiro nível é individual, pois é nas pessoas que o processo começa e se sustenta; e quando a aprendizagem passa a ser compartilhada entre indivíduos, elaestá no nível grupal. O terceiro nível é quando há a institucionalização dos processos anteriores, resultando em regras e procedimentos, este é denominado nível organizacional.
De acordo com Daniel Kim (1993) existem dois tipos de aprendizagem: operacional e conceitual. A aprendizagem operacional é a aquisição e desenvolvimento de habilidades físicas para produzir ações, pode ser chamada deknow-how; e a aprendizagem conceitual é a aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência, este tipo pode ser chamado de know-why. Os dois tipos de aprendizagem devem ocorrer nos três níveis para que a aprendizagem seja incorporada na organização e aplicada de maneira correta nos procedimentos.
A aprendizagem também pode ocorrer de duas formas:via circuito simples ou duplo. No circuito simples as mudanças são superficiais, apenas se corrige o problema; já no circuito duplo, as mudanças são profundas, e há o questionamento das bases e dos valores fundamentais para a tomada da ação.

Gestão do Conhecimento
O conhecimento possui muitas definições, e sua gestão é um processo que exige atributos peculiares na sua aplicação. Um dosconceitos é dado por Probst et alii (2002): “o conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas”. Para Fleury e Oliveira (2001) conhecimento “é o conjunto de crenças mantidas por um divido acerca de relações causais entre fenômenos”.
O conhecimento organizacional pode ser definido como “o conjunto compartilhado de crenças sobre relaçõescausais mantidas por indivíduos dentro de um grupo” (Fleury; Oliveira Jr., 2001, p 133); a sua estratégia deve ser elaborada a partir das questões: qual é o conhecimento desejado a adquirir; qual é a forma de compartilhar este conhecimento; e de que forma ele deverá ser protegido.
Existem dois tipos de conhecimentos a serem observados, o explícito e o tácito. O conhecimento explícito é aquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!