Gestão do conhecimento

Páginas: 20 (4913 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso: Gestão em Recursos Humanos
Pólo: de Nova Andradina
Administração de Cargos, Salários e Benefícios
Leide Daiane da Silva Miguel RA-199043 daia_leide@hotmail.com
Thais Giseli da Silva RA-201746
Sergio Tiburcio dos Santos Neto RA - 194857Nova Andradina
2011

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Leide Daiane da Silva Miguel RA-199043
Thais Giseli da Silva RA-201746
Sergio Tiburcio dos Santos Neto RA - 194857

Relatório apresentado como atividade avaliativa dadisciplina Administração de Cargos, Salários e Benefícios e recursos humanos do centro de educação a distancia da universidade Anhanguera-Uniderp sob a orientação da professora tutora Rosemeire Lopes da Silva Farias e professora tutora presencial Marilda Carvalho.

Nova Andradina
2011

Introdução

Este relatório tem como objetivo contextualizar os novos métodos de aplicabilidade emrelação a planejamento de carreira, mostrando qual a importância desses métodos a serem aplicado pelos gestores de RH. Também cita a remuneração variável dando a importância de como é necessário remunerar seu pessoal de maneira adequada e justa.
A necessidade de remunerar hoje é um fator indispensável para as organizações usando os métodos como sugestões premiadas, participação nos lucros eresultados, bônus, comissão, prêmios e outros são pontos favoráveis para um bom desempenho do funcionário e para uma evolução da empresa garantindo sucesso empresarial. Mostramos também o estudo da teoria de Maslow e Herzberg onde mostra o que cada um acha da administração de cargos salários e benefícios.


ETAPA 1: Importância do salário para o desenvolvimento de outras atividadesrelacionadas à Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas e o desempenho do profissional nas organizações.

Passo 1 Pesquisar na biblioteca da unidade a base teórica para o desenvolvimento das demais Etapas das Teorias motivacionais de Maslow, de Herzberg e MacClelland e fazer um quadro comparativo para a elaboração do texto que contemplará:

Na teoria de Abraham Maslowobservamos que o salário é o pano de fundo para a satisfação das necessidades básicas do ser humano, não podendo ser analisado isoladamente.
Já na teoria de Herzberg vemos que a troca fria de produção por salário não gera satisfação ao funcionário, trata-se apenas de uma justa recompensa pelo seu trabalho. Nesse caso o salário é apenas a contraprestação devida pelo empregador em função doserviço prestado pelo empregado.
A hierarquia das necessidades de Abraham Maslow se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Para Maslow o comportamento humano é explicado através de 5 níveis de necessidades, desde o nível básico: necessidades fisiológicas, até o nível mais alto: auto- realização. Dentro dessa escala a partir domomento em que uma necessidade é satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser fator motivador de nossas atitudes até ser satisfeita todas elas. Como mostra a pirâmide:

Na teoria de Frederick Herzberg o mesmo baseou seus estudos nas atitudes e motivações dos funcionários dentro da empresa buscando entender o que causaria insatisfação e satisfação no ambiente de trabalho.
Osfatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores e aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso sua teoria ficou conhecida como: Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais de Herzberg.
Para Herzberg os fatores de higiene são necessários para evitar a insatisfação no trabalho, porém não são suficientes para provocar a satisfação, ou seja, para que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!